3 erros dos empreendedores ao investir em marketing digital
Respondido por Eric Santos , especialista em marketing digital
É normal e bastante saudável para um empreendedor usar exemplos de outras empresas para inspirar ações dentro de casa, seja em modelos de negócio, gestão de equipes, entre outros aspectos. No entanto, no marketing digital, às vezes essa comparação acaba sendo nociva. Isso acontece porque os cases que temos nessa área - e que a maioria consegue ter acesso - são de grandes empresas, especialmente marcas B2C, como Coca-Cola, Unilever.
Desnecessário dizer que a realidade das PMEs é bastante diferente em termos de recursos, orçamento, tempo, etc. Além disso, a definição de sucesso para essas empresas é muito diferente. As grandes empresas podem se dar o luxo de buscar "buzz", "métricas da vaidade" ou até mesmo prêmios de propaganda, enquanto os empreendedores têm que buscar resultados concretos de negócio.
O principal erro que vejo as pequenas empresas cometerem é justamente ir atrás e tentar replicar as estratégias das grandes corporações. Alguns exemplos disso são querer lançar um vídeo viral, distribuir nas mídias mensagens de “bom dia” e outros conteúdos sem foco em seu público, querer estar em vários canais sem ter braço para isso, focar em métricas bonitas e fáceis de medir, mas sem relação com o negócio ou ROI. Veja abaixo três sugestões de foco para as pequenas empresas:
1. Foco na construção de autoridade
Não basta estar na Internet apenas para dizer que seu negócio tem um site e está nas redes sociais. Nada de bichinhos bonitinhos que geram mil curtidas e nenhum resultado efetivo. É preciso saber usar esses canais para se tornar uma autoridade no seu mercado. Assim, quando o consumidor estiver buscando seu produto ou serviço na web, ele irá encontrar com facilidade a sua empresa e tê-la como uma referência na área.
Gaste esforços para mapear quem é seu público-alvo e gerar conteúdo relevante para ele. Mantenha um blog com postagens periódicas, use e-mail marketing e redes sociais para se relacionar com as pessoas e para compartilhar conteúdos que agreguem conhecimento e sejam relacionados ao seu negócio. Afinal, o objetivo é dominar o setor e ser uma autoridade no tema.
2. Foco nos canais em que seu público está
Não adianta ter conta no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google+ só porque a Coca Cola e a Nike têm. O primeiro passo após saber quem são as personas do seu negócio é descobrir onde elas estão.
Já conversou com seus clientes e potenciais clientes? Qual é o comportamento online deles? Sabe as principais redes onde eles estão presentes? Como consomem informações? Gaste esforços para saber onde seu público-alvo está. Pode parecer trabalhoso, mas vale a pena. Isso evita que você fique falando sozinho ou com quem não é o alvo do seu negócio.
3. Foco em gerar resultados: leads e vendas
Toda ação tem que ter um retorno que justifique seu investimento. Para isso, é preciso definir alguns passos básicos (há outros além destes): estratégias de produção de conteúdo (blog, ofertas de conteúdos educativos e outros materiais gratuitos), além da criação de páginas de conversão para gerar leads. A palavra-chave em marketing digital para PMEs é resultado.
Eric Santos é especialista em marketing digital e CEO da Resultados Digitais.
- 1. Na rede
1 /17(Getty Images)
São Paulo – Os brasileiros passam oito horas por mês conectados no
Facebook , segundo a comScore. Com os
empreendedores , a situação não é muito diferente. Muitos usam a rede para manter contato com clientes, fornecedores e funcionários. Além disso, pode ser uma boa maneira de se manter em dia com eventos e regras para
pequenas empresas . Confira a seguir uma seleção de 15 páginas interessantes para empreendedores curtirem.
2. Start-UP Brasil 2 /17(Reprodução)
Lançado no ano passado, o programa
Start-UP Brasil é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para acelerar empresas de tecnologia. Na rede social, traz informações sobre o plano e dicas para quem quer empreender.
3. Endeavor Brasil 3 /17(Reprodução)
A
página da organização que apoia empresas com alto potencial de crescimento compartilha vídeos e dicas de grandes empresários para inspirar os empreendedores. Além disso, divulga a abertura de seleções para seu programa de mentoria.
4. Mashable 4 /17(Reprodução)
O site especializado em notícias de tecnologia e startups é uma das principais fontes para se atualizar sobre redes sociais, inovações e internet. Em sua
página na rede social, compartilha notícias diárias sobre esses assuntos.
5. Sebrae 5 /17(Reprodução)
A
página traz histórias de empreendedores como exemplos e inspirações aos novos empresários. Além disso, ajuda a se manter em dia com novas regulamentações e consultorias da organização.
6. Anjos do Brasil 6 /17(Reprodução)
A associação de investidores-anjos reúne em sua
página mensagens sobre eventos, frases motivadoras e informações importantes para quem busca investimento, como o funcionamento do processo de Due Diligence.
7. Associação Brasileira de Startups 7 /17(Reprodução)
A organização, criada recentemente, representa as startups e, como mostra sua foto de capa, propõe discussões e defende a causa deste tipo de empresa. A
página compartilha ainda notícias sobre competições e feedbacks de ideias de negócios.
8. Startup Farm 8 /17(Reprodução)
Startups em busca de investimento precisam acompanhar os eventos e competições de negócios. O Startup Farm é um deles e acontece com frequência em vários lugares do país. A
página atualiza as datas, os locais e também os participantes dos encontros.
9. BizStart 9 /17(Reprodução)
A
página do BizStart, organização que treina e capacita empreendedores, traz várias dicas para quem quer começar uma startup. Na rede social, as notícias de eventos, como a Campus Party, também podem ajudar os futuros empresários.
10. TechCrunch 10 /17(Reprodução)
Notícias sobre startups de praticamente todos os lugares do mundo e novas tecnologias dominam o mural do
TechCrunch no Facebook. É mais uma fonte para empreendedores ficaram antenados sobre empresas, inovações e investimentos.
11. Empreendemia 11 /17(Reprodução)
A vida de empreendedores tentando fazer um negócio dar certo serve de tema para as mensagens desta
página. Os empresários encontram dicas e curiosidades sobre o dia a dia de uma pequena empresa.
12. Finep 12 /17(Reprodução)
Para quem quer participar de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos, curtir a
página pode ajudar a se manter em dia com as datas dos editais e também os requisitos para participar.
13. The Next Web 13 /17(Reprodução)
A
página do evento de tecnologia e empreendedorismo traz informações sobre várias partes do mundo sobre esses temas. Além das notícias sobre startups, grandes empresas como o próprio Facebook tem destaque na página.
14. Aceleradora 14 /17(Reprodução)
A página da
Aceleradora, que apoia empresas com capital e gestão, traz dicas para as startups e debate movimentos deste mercado com os usuários. Também ajuda a se manter atualizado sobre os processos seletivos da aceleradora.
15. Jornal do Empreendedor 15 /17(Reprodução)
A
página do blog sobre empreendedorismo compartilha histórias que podem inspirar e dicas. Além de mensagens motivadoras diárias, o blog faz na rede social posts sobre startups, gestão e cultura.
16. Circuito Startup 16 /17(Reprodução)
Mais uma
página sobre eventos de startups. Traz dicas, notícias e informações sobre datas e lugares dos meetups para empreendedores.
17. Agora, veja perfis no Twitter para empreendedores 17 /17(Fred Tanneau/AFP)