PME

3 dicas para entender seu público usando análise de dados

É possível verificar algumas das principais tendências opinativas do momento por meio da análise de comentários em blogs ou sites

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o real significado do Big Data, além de sua eficácia e aplicabilidade nos negócios (Reprodução/Neuwald)

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o real significado do Big Data, além de sua eficácia e aplicabilidade nos negócios (Reprodução/Neuwald)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 08h36.

Com o mar de informações online à disposição, é possível gerar pesquisas e relatórios relevantes ao planejamento de marketing e vendas sobre o perfil e comportamento do público alvo de uma empresa. Confira três dicas para atingir seu público utilizando tecnologia big data:

1. Foco nas interações

A partir da análise do teor e da quantidade de curtidas, compartilhamentos ou comentários – seja em blogs, sites de notícias ou redes sociais –, é possível verificar algumas das principais tendências opinativas do momento.

Isso pode ser feito por meio de observação ou com processos automatizados, como busca e checagem de palavras-chave na Internet.

2. Sites mais visitados

O número de visitas a sites da web por si só não define ações direcionadas, mas quando alguma anomalia acontece, aumentando repentinamente os acessos, entender o que gerou esse fluxo extra é importante.

Entendendo a motivação por trás deste crescimento, é possível traçar planos de curto prazo para abraçar uma oportunidade repentina.

3. Assuntos populares

Produtos inovadores, notícias ou tendências culturais: estar atento ao que está chamando a atenção do público ajuda a identificar oportunidades para oferecer serviços, soluções e conteúdos relevantes à audiência online, de leitores, telespectadores ou mesmo colaboradores da uma empresa.

*Artigo por Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.

Acompanhe tudo sobre:Big dataPequenas empresasStartups

Mais de PME

Mais na Exame