25 redes do Brasil que buscam candidatos a franquias no exterior
Você sonha em abrir um negócio no exterior, mas não tem a experiência necessária? Conheça franquias que também querer internacionalizar
Mariana Fonseca
Publicado em 10 de abril de 2017 às 06h00.
Última atualização em 18 de abril de 2017 às 10h27.
São Paulo – O sonho de ter um empreendimento próprio em um outro país faz parte do imaginário de muitos brasileiros – sendo que os Estados Unidos são o principal local de escolha. Porém, o medo costuma tomar conta na hora de realmente decidir pela imigração.
Muitas franqueadoras enxergam esse desejo reprimido e defendem sua proposta investimento mais seguro para potenciais franqueados. Com isso, as redes de franquias também garantem a diversificação de seu portfólio – algo essencial quando seu país natal enfrenta uma crise econômica.
“ Expandindo internacionalmente, além de ganhar novos mercados, você recebe um aprendizado que não teria aqui, como novas estratégias de marketing e mais relacionamento com fornecedores”, diz Paulo, fundador da consultoria de internacionalização Global Franchise.
Segundo o consultor, os setores que podem mais dar certo lá fora são aqueles em que o Brasil já possui reputação. Por exemplo, alimentação típica, calçados e estética.
EXAME.com elencou algumas redes de franquias que possuem planos de expandir internacionalmente em 2017 – e procuram franqueados para tal.
Todas as informações foram fornecidas pelas próprias franqueadoras. Os valores de investimento inicial estão em reais, para redes que irão apenas converter o valor pedido no Brasil, ou na moeda correspondente ao país de destino, para redes que possuem projetos de unidades internacionais com investimentos diferentes.
Confira, a seguir, algumas opções de franquia caso você queira abrir um negócio no exterior:
1 – Clínicas Vanessa Silveira: Estados Unidos
A rede de franquias Clínicas Vanessa Silveira se especializou no procedimento de micropigmentação. O negócio possui 15 unidades no Brasil e uma na Colômbia. Neste ano, a franqueadora pretende abrir uma unidade em Nova York, nos Estados Unidos.
Investimento inicial: 70 mil dólares
Prazo de retorno: 9 a 15 meses
2 – Conserta Smart: Argentina
A Conserta Smart é uma rede de franquias de assistência técnica para smartphones e tablets. O negócio possui 304 lojas no Brasil, e para 2017, pretende implantar 10 unidades na Argentina, começando por Buenos Aires.
Investimento inicial: 123 mil pesos argentinos
Prazo de retorno: 6 meses
3 – Emagrecentro: Estados Unidos
A Emagrecentro é uma rede de clínicas estéticas focadas em emagrecimento. A marca possui 110 unidades no Brasil e uma na Colômbia. O plano para 2017 é abrir três unidade nos Estados Unidos.
Investimento inicial: 360 mil dólares
Prazo de retorno: 18 meses
4 – Febracis Coaching: Estados Unidos
A Febracis Coaching Integral Sistêmica é uma rede de franquias de escritórios de coaching. A instituição tem unidades em Americana, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Nos Estados Unidos, a Febracis tem uma unidade nos Estados Unidos e pretende abrir outro escritório franqueado neste ano.
Investimento inicial: 160 mil dólares
Prazo de retorno: 8 a 12 meses
5 – Gigatron Franchising: Estados Unidos e Europa
A Gigatron é uma rede de franquias que oferece serviços relacionados à tecnologia. Atualmente, a marca possui 152 unidades no Brasil e 3 franquias internacionais em Portugal, Argentina e Reino Unido. Os principais focos da sua expansão internacional são os Estados Unidos e alguns países da Europa, como França, Itália e Portugal.
Investimento inicial: 1,5 mil dólares
Prazo de retorno: 3 meses
6 – Guia-se Negócios pela Internet: Estados Unidos
A Guia-se Negócios pela Internet é uma rede de franquias de atendimento online ao marketing digital de pequenas e médias empresas. O negócio possui 120 unidades no Brasil e uma nos Estados Unidos. A Guia-se pretende abrir outras duas unidades nos EUA até o fim deste ano.
Investimento inicial: 9 mil dólares
Prazo de retorno: 6 a 24 meses
7 – iGUi: vários países
A iGUi é uma rede de franquias que fabrica e comercializa piscinas em fibra de vidro. O negócio possui cerca de 800 unidades, sendo que cerca de 330 lojas estão no Brasil e mais de 170 unidades estão no exterior. A iGUi fechou o ano de 2016 com atuação em 40 países e pretende alcançar a marca de 50 países em 2017.
Modelo Unitário
Investimento inicial: 50 mil a 100 mil dólares
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
8 – Instituto Embelleze: Estados Unidos
A Instituto Embelleze é uma rede de franquias de educação e treinamento na área de beleza. Hoje, são 392 franquias no Brasil e mais uma no Equador. A marca planeja a internacionalização indo para os Estados Unidos até o final deste ano.
Investimento inicial: 180 mil dólares
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
9 – Lev: Estados Unidos
A Lev é uma rede de franquias de lojas que comercializam bicicletas elétricas. O negócio, que conta com oito lojas no Brasil e uma nos Estados Unidos, pretende continuar sua expansão em terras americanas. Até o fim de 2017, a expectativa da marca é chegar a quatro unidades nos EUA e 11 no Brasil.
Investimento inicial: 100 mil dólares
Prazo de retorno: 14 meses
10 – Master Chicken: Estados Unidos
A Master Chicken é uma rede de alimentação que tem como carro-chefe o frango no balde. Hoje, há 20 unidades funcionando no Brasil. Até o final de 2017, a marca pretende ter implementada a primeira unidade no estada da Flórida, nos Estados Unidos.
Investimento inicial: 70 mil dólares
Prazo de retorno: 14 meses
11 – Master House: Estados Unidos
A Master House é uma rede de franquias especializada em serviços como alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso, impermeabilização e manutenção predial. A possui rede 62 unidades em operação em 18 estados e possui um master franqueado operando nos Estados Unidos há dois meses. A meta é continuar a expansão no país.
Investimento inicial: 37 mil dólares
Prazo de retorno: 8 a 12 meses
12 – Moldura Minuto: América Latina
A Moldura Minuto é uma rede especializada em quadros e emolduramento. O negócio possui 56 unidades no Brasil; uma na Bolívia; uma no Paraguai; e uma no Uruguai. Países como Argentina, Chile, Colômbia e México deverão ganhar a primeira franquia da marca até o fim de 2017.
Investimento inicial: 303 mil reais (devem ser convertidos à moeda local)
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
13 – Não+Pêlo: América Latina e Europa
A Não+Pêlo é uma rede de franquias de estética, especializada em serviços como depilação. A marca possui 345 pontos em funcionamento no Brasil e está presente em mais outros 14 países, da Bósnia Hezergovina à Suíça. Para 2017, a ideia é inaugurar quatro franquias na Grã-Bretanha; cinco franquias em Portugal; cinco franquias na Itália; dez franquias na França; quinze franquias na Alemanha. Também pretende chegar ao Uruguai (três unidades), à Colômbia (seis unidades) e ao Chile (oito unidades)
Investimento inicial: 200 mil reais (devem ser convertidos à moeda local)
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
14 – Next Academy: América Latina
A Next Academy é uma franqueadora de escolas de futebol, voltada principalmente para jogadores que pretendem se educar nos Estados Unidos, obtendo bolsas para atletas. A rede possui 17 unidades no Brasil e outras duas na Europa (Lisboa e Porto). O objetivo para 2017 é inaugurar uma unidade na Argentina, uma unidade no Chile e uma unidade na Colômbia.
Investimento inicial: 200 a 250 mil reais (devem ser convertidos à moeda local)
Prazo de retorno: 24 meses
15 – Ortoplan: América Latina
A Ortoplan é uma rede de franquias especializada em odontologia. Atualmente, são 60 unidades em operação, sendo 54 delas em estados brasileiros e as outras seis abertas no Paraguai. A meta é chegar a 10 unidades no exterior até o final de 2017, crescendo no Paraguai e chegando ao Chile.
Investimento inicial: 250 mil reais (devem ser convertidos à moeda local)
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
16 – Pão To Go: América Latina, Estados Unidos e Europa
A Pão To Go é uma rede de padarias drive-thru que conta com mais de 17 unidades em operação no Brasil. O negócio possui master franqueados nos Estados Unidos e em Portugal, e está negociando a entrada em países como Argentina, Colômbia, Paraguai e Rússia.
Drive-thru (Estados Unidos)
Investimento inicial: 150 mil dólares
Prazo de retorno: 30 meses
17 – Patroni: Estados Unidos
A Patroni é uma rede de pizzarias franqueadas. O negócio já possui 210 unidades em funcionamento no Brasil. Para o projeto de internacionalização, a rede irá investir no modelo Casa do Don, sob conceito de “casual dining”. A expectativa é de inaugurar oito unidades por ano, começando já em 2017, com foco nos Estados Unidos.
Investimento inicial: 300 mil dólares
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
18 – Puket: América Latina
A Puket é uma marca que comercializa diversos acessórios e roupas femininas. Hoje, a rede de franquias possui 160 lojas por todo o Brasil e 14 fora do país: uma no Panamá; uma no Paraguai; duas na Bolívia; duas no Catar; duas no Peru; e seis nos Emirados Árabes. Até o fim de 2017, a Puket vai inaugurar mais seis lojas na América Latina, sendo elas no Uruguai, Colômbia, Chile e México.
Investimento inicial: 150 mil dólares
Prazo de retorno: 24 meses
19 – Quinta Valentina: Estados Unidos
A Quinta Valentina é uma rede de franquias de sapatos femininos, vendidos porta a porta. No Brasil, o negócio possui 220 unidades em operação. Já há uma unidade piloto nos Estados Unidos e a expectativa é chegar a 120 unidades no país até o fim do ano.
Investimento inicial: 20 mil reais (devem ser convertidos à moeda local)
Prazo de retorno: 6 a 8 meses
20 – Ronaldo Academy: China, Estados Unidos e México
A Ronaldo Academy é uma rede de escolas de futebol fundada pelo empreendedor Carlos Wizard e o jogador Ronaldo (o Fenômeno). A marca possui 29 unidades em operação, sendo 21 no Brasil, sete na China e uma na Colômbia. Para 2017, serão inauguradas 12 novas escolas: uma em Cancún (México), uma em Orlando e dez na China.
Licensed
Investimento inicial: 150 mil a 200 mil dólares
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
21 – Seguralta: Estados Unidos
A Seguralta é uma rede de corretoras de seguro. A marca possui 800 unidades no Brasil e inaugurará em junho deste ano uma loja piloto nos Estados Unidos.
Basic
Investimento inicial: 30 a 50 mil dólares
Prazo de retorno: 24 meses
22 – Sóbrancelhas: América Latina
A Sóbrancelhas é uma rede de franquias especializada no embelezamento do olhar. Hoje, a marca possui 175 unidades no Brasil e uma na Argentina. A franqueadora pretende abrir cinco unidades na Bolívia; cinco unidades no Chile; cinco unidades na Colômbia; e 18 unidades na Argentina.
Investimento inicial: 500 mil pesos argentinos
Prazo de retorno: 18 meses
23 – Spoleto: Estados Unidos
O Spoleto é uma rede de restaurantes fast food de culinária italiana. Hoje, a marca possui 367 unidades no Brasil e outros cinco restaurantes nos Estados Unidos – quatro na Flórida e um na Califórnia. A expectativa internacional é abrir mais duas lojas neste ano, também nos EUA.
Investimento inicial: 750 mil dólares
Prazo de retorno: sob consulta
24 – Único Asfaltos: Estados Unidos
A Único Asfaltos é uma rede de franquias especializada em asfaltamento. O negócio possui 90 unidades no Brasil; duas nos Estados Unidos; uma na Colômbia; e uma na República Dominicana. Para 2017, o plano é expandir nos Estados Unidos. Serão mais 5 franquias até o final do ano.
Investimento inicial: 300 mil dólares
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
25 – Vivenda do Camarão: Europa
A Vivenda do Camarão é uma rede de alimentação especializada em frutos do mar. No Brasil, a Vivenda possui 160 restaurantes. No exterior, ampliou sua atuação por meio de franquias com a marca internacional da rede, a Shrimp House, e possui uma loja no Paraguai e cinco lojas em Portugal. A marca pretende, para 2017, abrir mais cinco unidades na Europa.
Investimento inicial: 150 mil euros
Prazo de retorno: 36 a 60 meses