18 franquias para quem pode investir até R$ 60 mil
Conheça o perfil de marcas que têm investimento inicial de até 60 mil reais
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 09h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h02.
São Paulo – Para quem pensa em investir em franquias , o primeiro passo é fazer uma avaliação comportamental e financeira. Manter um negócio deste tipo exige saber lidar com os padrões da rede e ter fôlego financeiro para a unidade decolar. Antes de qualquer investimento, procure os franqueados atuais da rede para conhecer melhor o dia a dia do negócio e faça uma avaliação das finanças da marca. Conheça 18 redes que são oportunidades de negócios para quem pode investir até 60 mil reais.
No Brasil desde 2009, o BCU é um dos maiores bancos de cordão umbilical da América. A empresa coleta e armazena o sangue de células-tronco do cordão. O investimento inicial do negócio é de 40 mil reais e o retorno leva, pelo menos, seis meses. As unidades exigem 40 metros quadrados de área e o faturamento médio mensal é de 30 mil reais. Hoje, são 36 unidades em operação, sendo apenas uma própria.
A franquia, lançada recentemente, é administrada pelo mesmo grupo que cuida das marcas Via Verde e Toca do Biscoito. O negócio é especializado em venda de doces e guloseimas. A expansão vai começar nas regiões Sudeste e Nordeste. O investimento de um quiosque de 6 metros quadrados é de 50 mil reais, com retorno previsto entre 18 e 24 meses.
A rede foi fundada em 2009 e é especializada na locação de contêineres, banheiros e módulos habitáveis. Hoje, conta com 100 unidades. Para ser franqueado da marca é preciso desembolsar a partir de 33 mil reais e ter um terreno de 200 metros quadrados. O faturamento médio mensal é de 24 mil reais.
A franquia de limpeza e serviços domésticos tem apenas uma unidade própria e outras 41 franquias. O investimento começa em 47 mil reais, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. É preciso ter ao menos 40 metros quadrados para operar. O retorno pode acontecer em 12 meses.
A franquia é especializada em limpeza e tratamento de todos os tipos de piso. O investimento inicial do negócio é de 58,8 mil reais, incluindo taxa de franquia e equipamento para começar. As unidades precisam de área mínima de 50 metros quadrados e quatro funcionários. O retorno é calculado para 18 meses.
Especializada em serviços de troca de óleo automotivo, a franquia tem investimento inicial de 37 mil reais e pode faturar entre 23 mil e 71 mil reais por mês, conforme a quantidade de veículos atendidos. O retorno é esperado para até 10 meses de operação.
Criada pelo grupo Prepara em 2012, a rede Ensina Mais é uma franquia de escolas de reforço escolar. As aulas são focadas em crianças do ensino fundamental. Para montar uma unidade, o franqueado deve dispor de 60 metros quadrados e três funcionários. O investimento inicial é de 50 mil reais, com faturamento bruto de 15 mil reais. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
A rede de cabeleireiros foi criada no ano passado e tem apenas uma unidade própria. O investimento inicial é de 45 mil reais, contando taxa de franquia, custo de instalação e equipamentos. O retorno é previsto entre 12 e 20 meses de operação.
A franquia de carrinho de espetos de churrasco é focada em microempreendedores. Criada em 1967, tem hoje 79 unidades de diversos formatos. O investimento mais baixo é de 30 mil reais, com taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio mensal é de 18 mil reais, com retorno preciso para 16 meses.
Criada em 1987, a rede de agências de turismo virou franquia em 2013 e tem 10 unidades em operação. O investimento inicial é de 11,5 mil reais, mais a taxa de franquia conforme a região. As lojas precisam ter 20 metros quadrados de área mínima e um funcionário, ao menos. O prazo de retorno do investimento é de seis a 12 meses.
A rede de franquias Gigatron é especializada em softwares e serviços para empresa. A marca tem três modelos de franquias: microfranquia, franquia e master franquia. No caso da microfranquia, o custo inicial é de 4,5 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de até 12 meses.
Com 110 unidades em operação, a franquia Guia-se é especializada em serviços de marketing digital, como otimização de sites e lojas virtuais. O investimento inicial é de 37 mil reais, incluindo taxa de franquia, instalação e capital de giro. A franquia pode ser aberta em casa, sem necessidade de um ponto comercial.
A franquia é especializada em serviços de limpeza doméstica e foi criada em 2000, em Portugal. O investimento inicial é de 60 mil reais, com faturamento médio mensal de 80 mil reais. O retorno é previsto para até 18 meses.
Especializada em limpeza comercial, a rede de franquias pode ser montada em casa e exige investimento inicial de 30 mil reais, incluindo taxa de franquia, montagem, capital de giro e estoque. O prazo de retorno é de 18 a 36 meses.
A franquia de limpeza residencial tem 70 unidades em funcionamento, sendo uma própria. A rede deve faturar 15 milhões de reais neste ano. Para investir no negócio, é preciso desembolsar 55,8 mil reais. O retorno é calculado para até 15 meses de operação.
A rede de escolas de inglês tem um formato de franquia com investimento inicial de 35 mil reais. Hoje, são 150 unidades em operação. A franquia precisa de uma área mínima de 150 metros quadrados e seis funcionários. O retorno é previsto para 12 meses.
Especializada em filtros de água, a Purific tem 250 lojas no país. O investimento inicial no negócio é de 49 mil reais, com retorno em até 36 meses.
A corretora de seguros San Martin tem 36 unidades em funcionamento, sendo uma própria. O investimento inicial do negócio é de 19 mil reais, com faturamento médio mensal de 30 mil reais. O retorno acontece entre 10 e 12 meses.
Mais lidas
Mais de PME
Mais na Exame
BússolaLuiz Garcia: como a construção civil pode superar os desafios provocados pelo aumento do INCC
ESGPresidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático