Exame Logo

14 ideias de negócios promissores para começar já

Confira os tipos de negócios que devem crescer com força neste ano

Empreendedores (Getty Images/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h17.

São Paulo – Um estudo divulgado nesta semana mostrou que o empreendedorismo é opção de carreira para 84% dos brasileiros. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, sete em cada dez empreendedores começam o próprio negócio porque identificaram uma oportunidade e não por necessidade ou sobrevivência financeira.

A identificação de oportunidade está intimamente ligada a uma análise de perfil e de mercado. Com base nisso, o principal site de startups do Reino Unido, o Startups, divulgou o relatório What business to start in 2014, com as melhores ideias de negócios para este ano. Confira os setores mais promissores, segundo o estudo.
  • 2. Microcervejarias

    2 /15(Divulgação)

  • Veja também

    Crescente na Europa e nos Estados Unidos, o mercado de pequenas cervejarias artesanais também ganha força no Brasil. Negócios que unem a produção da bebida e um ambiente de bar começam a despontar como boas oportunidades de negócios. Hoje, estima-se que o mercado brasileiro tenha mais de 200 cervejarias de pequeno e médio porte.
  • 3. Personal trainer

    3 /15(Getty Images/Getty Images)

  • Hoje, o setor de fitness atende no Brasil mais de seis milhões de pessoas e movimenta cerca de 5 bilhões de reais. Com a obesidade crescente e os riscos para a saúde, mais gente tem procurado exercícios e serviços personalizados para se manter em forma. Neste cenário, empresas que oferecem treinos com profissionais personalizados devem faturar alto.
  • 4. Assistente virtual

    4 /15(Getty Images)

    Esse ainda é um nicho de mercado pouco desenvolvido no país, mas o crescimento deve despontar nos próximos anos. Hoje, mais gente tem a chance de trabalhar online, de casa. Uma das atividades que pode ser feita é a de assistente virtual, uma espécie de secretária que pode ser contratada por hora. O empreendedor deve ser altamente organizado e ter habilidade de resolver problemas rapidamente.
  • 5. Comparação de preços online

    5 /15(SXC)

    O mercado de comparação de preços online no Brasil tem players importantes atuando, mas ainda não contempla, muitas vezes, nichos específicos. Segundo o relatório, as pessoas querem comparar preços de comida, itens para pets e roupas, por exemplo. O grande desafio é ser capaz de comparar esses itens e retornar resultados mais específicos para os usuários.
  • 6. Acessórios de computação

    6 /15(Wikimedia Commons)

    Um microcomputador do tamanho de um cartão de crédito. O Raspberry Pi foi criado para estimular o ensino de computação e, depois de dois milhões de unidades vendidas, pode ajudar a desenvolver todo um mercado de acessórios, já que não vem com case ou monitor.
  • 7. Negócios temáticos

    7 /15(Wikimedia Commons)

    O estudo considera todos os negócios “vitorianos” como quentes para 2014 no Reino Unido. No Brasil, o grande tema do ano é o próprio país. Com a chegada da Copa do Mundo e eleições, a imagem verde e amarela está em evidência e pode render aos empresários que souberem aproveitar. O fato é que, assim como outros temas, este momento nacional vai passar e é preciso estar preparado para uma possível mudança de rumo.
  • 8. Consultor independente de TI

    8 /15(Carlos Barria/Reuters)

    A prática de usar computadores e outros dispositivos pessoais no trabalho tem se espalhado e criado a demanda por consultores de TI independentes, que ajudem empresas a criarem estratégias de segurança e proteger informações confidenciais, por exemplo.
  • 9. Comida de rua

    9 /15(Creative Commons/Flickr/janineomg)

    Há uma chamada revolução em comida de rua acontecendo em várias cidades do mundo, inclusive em São Paulo. Com mais opções de alimentação além do hot-dog, empreendedores têm conseguido conquistar clientes fiéis com food trucks e outras unidades móveis de venda de comida.
  • 10. Blogs

    10 /15(Marcos Santos/USP Imagens)

    Depois de um boom, os blogs passaram a disputar espaço com as redes sociais na internet. Hoje, muitas empresas tem voltado mais atenção a esse canal como forma de se comunicar e dar conteúdo aos seus leitores.
  • 11. Big Data

    11 /15(Divulgação)

    Muita gente já tem pensado negócios para facilitar a análise de grandes quantidades de dados, mas o potencial do mercado deve continuar grande. Governos, varejo e e-commerce são áreas que podem ser exploradas pelos empreendedores com novas aplicações.
  • 12. Desenvolvimento de jogos

    12 /15(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    O Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo de jogos digitais, com movimentação de mais de 5 bilhões de reais ao ano. Segundo o relatório, o lançamento do Oculus Rift, projeto de realidade virtual que já tem mais de 90 milhões de dólares em investimento, deve criar uma demanda enorme por games.
  • 13. Tecnologia verde

    13 /15(Dreamstime)

    O interesse em tecnologias sustentáveis que tragam soluções a problemas ambientais tem crescido nos últimos anos. Segundo o estudo, negócios ligados à geração de energia solar e eólica e ao armazenamento de energia devem ganhar tração neste ano.
  • 14. Cuidados VIP para idosos

    14 /15(Getty Images)

    Asilos boutiques devem crescer a partir deste ano. Segundo o relatório, oferecer espaços com atendimento personalizado, decoração tipo hotel e acomodações mais bonitas pode ser uma forma de atrair idosos que não pretendem ir a um asilo tradicional. Atividades específicas para a terceira idade também podem ser um atrativo.
  • 15. Agora, leia mais sobre franquias

    15 /15(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoIdeias de negócioPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame