Exame Logo

Volks pode incluir divisão brasileira em negócio com MAN

Montadora rejeitou venda de participação na Scania, mas diz pensar em acordo que envolva a operação de caminhões no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O presidente da Volkswagen, Bernd Pischetsrieder, descartou qualquer possibilidade de venda da participação de 18,7% que a montadora detém na sueca Scania à fabricante alemã de caminhões MAN. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o executivo afirmou preferir um acerto que combine a própria divisão de caminhões que opera no Brasil com a produção da Scania e da MAN.

A Volkswagen é a maior acionista da Scania, com 34% das ações com direito a voto. "Para mim, o negócio não pode se resolver com uma transferência da Scania para a MAN. Eu rejeitei o negócio e não tenho interessse em mudar de opinião", afirmou Pischetsrieder. O presidente, no entanto, se recusou a dizer que tipo de acordo envolvendo a produção de caminhões ele apoiaria.

Veja também

No Brasil, a Volks produz caminhões em uma fábrica instalada em Resende, no Rio de Janeiro. Cerca de 3 000 funcionários trabalham na unidade, de onde saem 145 veículos por dia, dos quais 80% são caminhões e 20% são chassis de ônibus. A subsidiária brasileira da montadora declarou que não se pronunciará a respeito do possível acordo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame