Exame Logo

Venda de medicamentos genéricos cresce 62% no primeiro trimestre

Faturamento do setor somou 213,6 milhões de dólares no Brasil entre janeiro e março

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

Os medicamentos genéricos fecharam o primeiro trimestre com vendas de 213,6 milhões de dólares no Brasil, um aumento de 62% sobre os 131,9 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. O número de unidades vendidas também apresentou alta de 26,6%, atingindo 41,7 milhões de unidades.

O desempenho dos genéricos ficou acima da média da indústria farmacêutica em geral. De janeiro a março, esse setor cresceu 4,8% em volume - para 338,8 milhões de unidades -, e 37,3% em valor, totalizando 2,224 bilhões de dólares, contra 1,619 bilhão no primeiro trimestre de 2005. Com crescimento mais acelerado, o segmento de genéricos ganhou participação de mercado sobre os produtos de marca. Em unidades vendidas, os genéricos fecharam março com 12,3% do mercado total, 2,1 pontos percentuais acima dos 10,2% que detinham no mesmo mês do ano passado.

Veja também

Quando se considera apenas o desempenho dos medicamentos de marca, o incremento de vendas dos laboratórios foi de 2,3%, o equivalente à passagem de 290,2 milhões para 296,9 milhões de unidades no primeiro trimestre. Em valores, as vendas subiram 35%, para 2 bilhões de dólares.

De acordo com Vera Valente, diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), esse tipo de produto continuará crescendo acima da média do setor farmacêutico neste ano. A expectativa é que o volume de vendas aumente 25% neste ano, em relação a 2005. Segundo Vera, o forte avanço dessa indústria é sustentada por dois motivos. O primeiro é a adesão dos consumidores aos produtos genéricos. O segundo é que, por apresentarem preços menores que os artigos de marca, permitem à população de menor renda o acesso a medicamentos que, antes, não era possível.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame