Negócios

Os 10 maiores lucros do semestre no Brasil

Petrobras, Vale e ItaúUnibanco lideram ranking elaborado pela Economatica

posto petrobras (Divulgação)

posto petrobras (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2011 às 17h31.

São Paulo - A lista dos maiores lucros do primeiro semestre repete a do primeiro semestre de 2010 até a quinta posição. Nesse ano, o Santander ultrapassou a Ambev - e a Cosan apareceu entre os dez maiores, enquanto a Itausa, holding que controla o Itaú e outras empresas, deixou de figurar na lista.

Dentre as dez empresas que registraram os maiores lucros desse primeiro semestre no país, quatro são bancos. Os maiores lucros dentre as dez primeiras, no entanto, foram nos setores de petróleo e gás e mineração, com a Petrobras e a Vale, respectivamente. O lucro dessas duas empresas somado (43,494 bilhões de reais) é superior a soma do lucro das outras oito empresas (32,620 bilhões de reais). 

O lucro da Petrobras e da Vale no segundo trimestre de 2011 garantiu às empresas o quarto e o quinto lugar, respectivamente, entre os maiores lucros das empresas da América Latina e dos Estados Unidos. As brasileiras foram as únicas empresas latinas entre as 20 mais lucrativas. 

As empresas brasileiras de capital aberto registraram um lucro de 108,9 bilhões de reais no primeiro semestre. O valor obtido pelas 335 empresas é 29,8% superior ao do mesmo período de 2010. Os três setores com maior volume de lucros foram o de bancos, Petróleo e Gás e Mineração. O levantamento foi feito pela Economatica.

Acompanhe tudo sobre:BalançosCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústria do petróleoListasLucroMineraçãoPetrobrasPetróleoRankingsSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

11 franquias baratas para trabalhar sem funcionários a partir de R$ 2.850

Inteligência Artificial no Brasil: inovação, potencial e aplicações reais das novas tecnologias

Mundo sem cookies: as big techs estão se adequando a uma publicidade online com mais privacidade

Ligadona em você: veja o que aconteceu com a Arapuã, tradicional loja dos anos 1990

Mais na Exame