Exame Logo

Varig fecha agosto com 2% do mercado doméstico

Nos vôos internacionais, participação da aérea caiu de 76% para 21% em um ano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Varig continua perdendo espaço e agora possui apenas 2,21% do mercado doméstico, segundo dados de agosto divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia, que há um ano transportava 25% dos passageiros de vôos realizados dentro do país, amarga hoje a quarta posição no setor, atrás de BRA, Gol e TAM.

A TAM segue líder e dona de mais da metade do mercado doméstico - a participação da companhia saltou de 41,78% para 51,34% entre agosto de 2005 e agosto de 2006. Em segundo lugar, a Gol também mantém trajetória ascendente, com 37,35% dos passageiros transportados. Há um ano, a aérea tinha participação de 24,64%. Na contramão, a BRA ainda apresenta resultado inferior ao conseguido no ano passado - caiu de 5,67% para 4,19%.

Veja também

No mercado internacional, a situação da Varig se mostra ainda mais dramática. A companhia despencou de uma participação de 76,06% para 21,64% nos embarques com destino a outros países, entre agosto de 2005 e agosto de 2006. Quem ganhou mais espaço no período de um ano foi a TAM, que subiu 34 pontos percentuais - a participação quase triplicou, de 20,52% para 54,55%. A Gol também aproveitou o espaço deixado pela concorrência enfraquecida da Varig - cresceu de 1,37% para 10,75% -, assim como a BRA, que saltou de uma participação de 1,79% para 12,50% no setor internacional.

A Varig atualmente mantém vôos regulares para Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Fernando de Noronha, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Fortaleza, Recife, Buenos Aires, Caracas e Frankfurt.

Gol

Firme na estratégia de oferecer tarifas reduzidas para trazer mais passageiros ao mercado de aviação, a Gol anunciou nesta terça-feira (12/9) uma nova edição da promoção de passagens a 1 real para trechos domésticos.

A promoção funcionará para viagens realizadas apenas entre os dias 12 de setembro e 31 de outubro, e o trecho com tarifa a 1 real será combinado com outras tarifas. Portanto, se a passagem de ida custar 1 real, por exemplo, a passagem de volta não poderá contar com o preço promocional. "Em agosto, a segunda edição da promoção obteve sucesso e resolvemos repeti-la", afirma o vice-presidente de Marketing e Serviços da Gol, Tarcísio Gargioni.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame