Exame Logo

Varig fecha acordo para venda da VarigLog com fundo americano

MatlinPatterson concordou em pagar US$ 98 milhões por 95% das ações da empresa, dos quais US$ 60 milhões serão destinados ao pagamento de dívidas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Por 38 milhões de dólares e a absorção de 60 milhões de dólares em dívidas, a MatlinPatterson Global Advisors deve ficar com a VarigLog, a empresa de cargas aéreas da Varig. O acordo firmado nesta terça-feira (23/8) entre o fundo americano e a companhia aérea brasileira precisa ser autorizado pelo juiz responsável pela recuperação judicial da Varig -- o que deve ocorrer até a próxima semana --, e pela assembléia de acionistas da Fundação Ruben Berta Participações, que deve reunir-se em 15 dias.

Segundo o presidente da Varig, Omar Carneiro da Cunha, a MatlinPatterson concordou em pagar 98 milhões por 95% das ações da empresa, avaliada preliminarmente em 100 milhões de dólares. Além disso, o fundo americano vai emprestar até 65 milhões de dólares garantidos por recebíveis, com um financiamento imediato de 10 milhões de dólares, mais 40 milhões de dólares assim que for concluída a due dilligence para a determinação do valor preciso da VarigLog. Essa auditoria deve consumir 30 dias. O acordo abre a possibilidade de uso de outra linha de 15 milhões de dólares.

Veja também

A MatlinPatterson Global Advisors é uma empresa fundada em 2002 e especializada em investimentos em companhias endividadas. Para driblar a legislação brasileira, que proíbe estrangeiras de controlar mais de 20% do capital votante de companhias aéreas, a MatlinPatterson abriu uma subsidiária no Brasil. O acordo foi noticiado pela imprensa internacional.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame