Exame Logo

Vale e siderúrgica chinesa investem em usina no Maranhão

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Baosteel Shanghai Group Corporation (Baosteel), maior siderúrgica chinesa, deram os primeiros passos para viabilizar a construção e operação de um siderúrgica em São Luís, no Maranhão. A nova planta produzirá cerca de 3,7 milhões de toneladas por ano de placas de aço e será o maior […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Baosteel Shanghai Group Corporation (Baosteel), maior siderúrgica chinesa, deram os primeiros passos para viabilizar a construção e operação de um siderúrgica em São Luís, no Maranhão. A nova planta produzirá cerca de 3,7 milhões de toneladas por ano de placas de aço e será o maior investimento dos últimos anos do setor siderúrgico brasileiro, segundo a Vale. O mercado estima um aporte total de 1 bilhão a 1,4 bilhão de dólares.

As duas empresas contrataram a alemã Ferrostaal AG (Ferrostaal) e a chinesa CISDI Engineering Co. Ltd para desenvolver a análise da viabilidade do projeto. Pelo plano inicial, a nova siderúrgica prevê a expansão da capacidade no futuro para 7,5 milhões de toneladas.

Veja também

O acordo é consistente com a estratégia de negócio da CVRD, que tem seu foco na diversificação de mercados e no crescimento, disse Roger Agnelli, CEO da CVRD, em comunicado oficial.

A chairwoman e presidente da Baosteel, Xie Qihua, disse que a joint venture será a primeira de muitas oportunidades para a indústria siderúrgica chinesa se beneficiar da capacidade brasileira de produzir aço a um custo baixo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame