Negócios

União de OLX Brasil e Zap pode gerar empresa de R$ 14 bilhões

Nova empresa seria o terceiro unicórnio do mercado imobiliário brasileiro, acima de Quinto Andar e Loft

Escritório da OLX (OLX/Divulgação)

Escritório da OLX (OLX/Divulgação)

LA

Lucas Amorim

Publicado em 5 de março de 2020 às 15h59.

Última atualização em 5 de março de 2020 às 16h02.

Até terça-feira o mercado brasileiro de imóveis tinha duas startups consideradas unicórnios, aquelas avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares. Eram a imobiliária online Quinto Andar e a Loft, que além de negociar também reforma imóveis. Mas o anúncio de que o classificados de imóveis OLX Brasil pagou 2,9 bilhões de reais no classificados de imóveis Grupo Zap traz não só uma terceira empresa para a lista, como cria um novo líder indiscutível.

Segundo EXAME apurou, a união de OLX Brasil e Zap, que ainda depende de aval do Cade, deve gerar uma empresa avaliada entre 2,5 e 3 bilhões de dólares — ou, dada a alta volatilidade do câmbio nos últimos dias, algo entre 10,5 e 14,5 bilhões de reais. A operação brasileira da OLX, sozinha, valia entre 1,5 e 2 bilhões de dólares no fim de 2019.

O faturamento da OLX Brasil passou de 90 milhões de reais, em 2016, para 350 milhões de reais no ano passado. Em 2017 a companhia gerou caixa pela primeira vez e, ano passado, segundo EXAME apurou, ficou perto de 100 milhões de reais de lucro. O volume geral de vendas dentro de sua plataforma chegou perto de 80 bilhões de reais no ano passado — carros e imóveis são os dois principais negócios.

Em 2018, o Grupo ZAP teve receita líquida de 217 milhões de reais e Ebitda de 18 milhões de reais, com uma média de 28 milhões de visitas por mês em 2019. Caso a compra do Grupo Zap seja aprovada, o Grupo Globo, dono de 54% do classificados de imóveis, deve embolsar 1,6 bilhão de reais.

A história do grupo Zap começou em 2001, com a criação do Planeta Imóvel, site de classificados de imóveis pioneiro do país. No mesmo ano, a plataforma foi adquirida pelos grupos O Globo e O Estado de S.Paulo – em 2012, o Infoglobo comprou a participação do Grupo Estado. O nome Zap surgiu em 2007. Já a Viva Real surgiu em 2009 na Colômbia e, em 2013, se tornou uma empresa totalmente brasileira.

A OLX Brasil é uma joint venture entre a Adevinta ASA e a Prosus NV. O investimento será igualmente financiado pelos dois acionistas existentes do OLX Brasil, com a Adevinta financiando sua participação através de facilidades bancárias existentes.

Com o Grupo ZAP, a OLX Brasil poderá oferecer a seus usuários mais de 12 milhões de listagens de mais de 40.000 agências imobiliárias e milhares de listas particulares, além de permitir que seus anunciantes atinjam um público maior.

Mais de Negócios

Morre Paulo Fernando Fleury, um dos ícones da logística empresarial no país

Franquia de sucesso: como a Domino’s transformou um empréstimo de US$ 900 em um negócio bilionário

Sob nova gestão, iFood prepara investimentos em startups e mira verticais de mercado e de benefícios

Colaboração entre Dell e Microsoft facilita a vida de empresas na gestão do ambiente multicloud

Mais na Exame