Na divisa de 2 cidades, shopping abre só metade das lojas após quarentena

Localizado entre os municípios de Sorocaba e Votorantim, o Shopping Iguatemi Esplanada tem 2 tipos de autorização de reabertura na pandemia do coronavírus

O Shopping Iguatemi Esplanada, que fica entre os municípios de Sorocaba e Votorantim, no interior paulista, passa por uma situação inédita. A partir de hoje, parte das lojas pode abrir as portas, já a outra, não. A parte localizada no território de Sorocaba está impedida de abrir ao público, já que a prefeitura do município voltou para a fase 1 do Plano São Paulo com o esgotamento dos leitos de UTI da rede pública para pacientes com coronavírus. Já as lojas que ficam no território de Votorantim poderão funcionar das 15h às 19h, de acordo com as regras da fase 2 do plano de flexibilização.

A medida está sujeita a mudanças já que a prefeitura vai avaliar na próxima sexta-feira, 26 de junho, se avança para a fase 2 do plano. Isso depende do estágio da pandemia na cidade.  Na semana passada, o governo do estado recomendou que tanto Sorocaba como Campinas tomassem medidas mais restritivas de isolamento social, mesmo estando em uma fase do Plano São Paulo em que podem abrir o comércio e shoppings.

Para que os clientes não fiquem sem acesso aos serviços do shopping, o Iguatemi Esplanada disponibiliza delivery e drive-thru. Para a área que está aberta à população, o estabelecimento segue as recomendações das autoridades de saúde e do governo do estado de São Paulo como limitação da capacidade e uso obrigatório de máscaras.

O shopping tem cerca de 390 lojas, das quais 35 estão do "lado" de Sorocaba. Entre as 35, 15 operam por serem consideradas essenciais, como: clínica de vacinação, consultório odontológico, loja de material de construção e lojas de alimentação que prestam serviço de delivery.

Os sorocabanos que não devem estar muito felizes, já que a maior parte de lojas abertas está do lado dos  votorantinenses — ou então, basta entrar pelo lado sem restrições do shopping.

A covid-19 tem dado sinais de estabilização no estado de São Paulo e o número de novos casos está cada vez mais focado no interior do que na capital. O Plano São Paulo, que divide o estado em 17 regiões e estabelece fases de quarentena para cada uma delas, leva em conta quesitos como taxa de isolamento, leitos de UTI e número de casos. A fase 1 é a mais restritiva, só com os serviços essenciais funcionando, e a fase 5, a de abertura total. As fases podem tanto avançar quanto retroceder.

Sorocaba x Votorantim

Em 2002, uma sentença judicial transferiu para Votorantim a maior parte do shopping center Esplanada, que até então não era administrado pelo grupo Iguatemi. À época, a decisão da Justiça foi de que um mapeamento realizado pelo IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico do estado de São Paulo, apontava que 56% da área física do centro comercial estaria em território votorantinense.

Apesar de a prefeitura de Sorocaba e a Secretaria da Fazenda do estado entrarem com recursos, foi constatado que o empreendimento tinha sido instalado sobre a linha que divide as duas cidades do interior paulista. Uma derrota para Sorocaba, que perdeu a maior parte do recolhimento de impostos para Votorantim. Até 1.964, Votorantim era um bairro de Sorocaba, que após sua emancipação se transformou em um município independente.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.