Exame Logo

Tracinda vende parte de suas ações da GM

Empresa de investimentos diz que a manobra deve determinar os negócios e as condições financeiras da montadora

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Tracinda, empresa de investimentos do bilionário Kirk Kerkorian, anunciou a venda de um quarto de suas ações da General Motors (GM). Com o acordo, que será concluído na sexta-feira (24/11), a empresa reduz a sua participação na montadora de 9,9% para 7,4%.

De acordo com o comunicado apresentado pela Tracinda à Securities and Exchange Commission (órgão semelhante à CVM no Brasil), a manobra deve determinar os negócios e as condições financeiras da GM, bem como o preço das suas ações e outros fatores baseados em mercado e nas condições econômicas.

Veja também

Segundo o americano The Wall Street Journal, o fato levanta ainda mais questões sobre os planos de Kerkorian, incluindo a possibilidade de que a Tracinda inicie uma batalha pela influência na escolha da diretoria da GM. Vendendo agora uma porção de suas ações, o investidore pode aguardar uma oportunidade de comprá-las de volta mais tarde.

Kerkorian havia anunciado que não iria comprar mais ações da GM, quando Jerome York, um de seus aliados decidiu renunciar a seu cargo de diretoria. O ex-diretor decidiu deixar a empresa após a fracassada negociação da aliança entre GM, Nissan e Renault, sugerida pelo investidor para a recuperação da montadora americana.

Conhecido por pressionar a administração das companhias onde investe, Kerkorian começou a comprar ações da GM em 2005. Desde então ele vem aumentando a sua participação na empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame