Exame Logo

Telecom Italia nega oferta da Telefônica, mas não descarta venda da TIM

Grupo prepara reestruturação que pode envolver negociação da operação brasileira de telefonia móvel

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O grupo Telecom Italia aprovou, nesta segunda-feira (11/9), um plano de reestruturação das atividades da companhia. A diretoria da empresa se reuniu hoje em meio a uma especulação sobre a possível venda da operação brasileira de telefonia móvel, a TIM, para a espanhola Telefônica, notícia que foi negada pelo presidente do grupo, Marco Tronchetti Provera, em teleconferência a analistas. Provera, no entanto, não descartou a venda da TIM.

Respondendo a questões dos analistas, o presidente da companhia afirmou que ainda não há nenhuma proposta pela TIM ou mesmo data para a venda da operação brasileira - mas declarou que qualquer oferta recebida será avaliada pela diretoria. Ele ainda disse que a reunião desta segunda-feira não envolveu discussões sobre venda de ativos, mas apenas o plano de reestruturação da empresa.

Veja também

Pelo projeto, a Telecom Italia constituirá uma subsidiária que cuidará somente da área de telefonia móvel, o que inclui a TIM, e outra subsidiária responsável pelos serviços de internet. Segundo comunicado da companhia, as mudanças têm como objetivo "aumentar o foco e a eficiência no desenvolvimento dos serviços, particularmente nas atividades de banda larga e conteúdo de mídia". Além disso, a Telecom Italia pretende "melhorar a flexibilidade operacional e financeira, para expandir a presença internacional do grupo".

O comunicado não se refere diretamente à venda da TIM no Brasil, mas diz que a diretoria da Telecom Italia "examinará as oportunidades que se apresentarem de agregar valor às atividades de rede e à divisão de telefonia móvel, assim como quaisquer outras iniciativas, como parte das necessidades operacionais e do desenvolvimento sustentável da companhia".

Mostrando que pretende se focar no conteúdo de internet e de mídia, a Telecom Italia anunciou também um acordo com a 20th Century Fox para oferecer filmes produzidos pelo estúdio em seu serviço de IPTV (transmissão televisiva por banda larga). Os valores do acerto não foram revelados.

Resultados

A Telecom Italia também anunciou os resultados do grupo do primeiro semestre nesta segunda-feira. O lucro mundial conseguido pela empresa entre janeiro e junho atingiu 1,5 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares), o que representa uma queda de 15,7% em relação ao alcançado no mesmo período de 2005. A receita, no entanto, aumentou 5,6%, para 15,5 bilhões de euros (19,4 bilhões de dólares). O endividamento líquido financeiro da companhia encerrou o semestre em 41,3 bilhões de euros (52,4 bilhões de euros).

No Brasil, a TIM teve uma receita de 4,6 bilhões de reais no primeiro semestre, uma alta de 14,8% se comparada aos seis primeiros meses de 2005. O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) da operação brasileira ficou em 954 milhões de reais, 390 milhões acima do registrado no mesmo período do ano passado. A TIM fechou junho de 2006 com uma base de cerca de 22,3 milhões de linhas em operação no país e uma participação de mercado de 24,3%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame