Exame Logo

Starbucks aumenta participação no mercado chinês

Com o relaxamento das leis regulatórias do governo da China, varejistas internacionais buscam uma fatia maior do mercado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Starbucks anunciou nesta terça-feira (24/10) a compra da High Grown Investment Group, uma empresa sediada em Hong Kong, do seu parceiro H&Q Asia Pacific por uma quantia não revelada. A aquisição marca a segunda vez que a empresa americana aumentou a participação nas operações chinesas. "Essa junção de operações nos permite maximizar o desenvolvimento dos nossos negócios na China", diz Martin Coles, presidente da Starbucks Coffee International.

A High Grown possui 90% do controle na empresa Beijing Mei Da Coffee, que opera as lojas da rede americana em Pequim e Tianjin. Uma outra companhia, a Sanyuan, ainda mantém 10% das ações da empresa chinesa.

Veja também

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a manobra acontece após o relaxamento das leis regulatórias sobre operações de varejo com participação estrangeira em 2004. Antes disso, restrições em investimentos estrangeiros impediam que companhias como a Starbucks tivessem e operassem suas lojas na China, forçando a entrada dos varejistas através de joint-ventures.

Os varejistas estrangeiros agora podem abrir filiais em qualquer parte do país. Outras companhias estrangeiras já fizeram operação semelhante à anunciada pela rede de cafeterias. O Carrefour e a fabricante de móveis sueca Ikea já readquiriram parte das suas parceiras em 2005.

Desde o seu começo na China, a Starbucks já abriu 62 lojas com 1.000 empregados em nas áreas de Pequim e Tianjin e quase 200 lojas no restante do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame