Sony nomeia Kazuo Hirai como novo CEO

Howard Stringer, que até então estava à frente da companhia, será chairman do conselho

São Paulo - A Sony está mudando de CEO. A empresa anunciou hoje que Kazuo Hirai foi indicado para presidente e CEO da empresa. O antigo CEO, Howard Stringer, passará a ser chairman no conselho, em junho. Hirai assumirá o novo cargo em abril. A dança das cadeiras já havia sido anunciada por um jornal japonês em janeiro.

O sucessor foi indicado por Stringer. Há três anos, Stringer começou a trabalhar com o conselho em planos de sucessão e, em 2009, eles nomearam uma nova geração de líderes – dentre eles, Hirai, que havia trabalhado no PlayStation. Antes da indicação para CEO, Hirai ocupava o cargo de vice-presidente executivo.

Hirai, como era esperado, elogiou o antecessor. “Por mais que os tempos sejam desafiadores para a Sony, se não fosse pela forte liderança de Stringer nos últimos sete anos, estaríamos em uma posição muito mais difícil", afirmou, em comunicado. Hirai ainda apontou a necessidade de guiar o crescimento do negócio de eletrônicos, televisão e acelerar em inovação.

A Sony não enfrenta o melhor momento da sua história. Em janeiro, a agência de classificação financeira Moody's rebaixou a nota da Sony, dando à empresa uma perspectiva negativa. A Sony teve a sua nota rebaixada devido a suas dificuldades para conservar margens de lucro em um setor hipercompetitivo - e apesar das diferentes medidas tomadas para reduzir seus custos fixos, segundo a agência. 

A Sony deve anunciar seus resultados trimestrais amanhã. A expectativa é que ela apresente lucro mínimo para o período outubro-dezembro, que normalmente é bastante lucrativo. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.