Negócios

Sony e Toshiba negociam integrar fabricação de telas de LCD

Uma nova empresa pode nascer do acordo para fabricar telas para tablets, smartphones e outros dispositivos móveis

A empresa integraria a Toshiba Mobile Display, que controla 9,2% do mercado de LCDs pequenas e de tamanho médio, e a Sony Mobile Display, que conta com 6,1% do mercado (Sean Gallup/Getty Images)

A empresa integraria a Toshiba Mobile Display, que controla 9,2% do mercado de LCDs pequenas e de tamanho médio, e a Sony Mobile Display, que conta com 6,1% do mercado (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 06h42.

Tóquio - Sony e Toshiba negociam fabricar de forma conjunta telas de LCD para tablets, smartphones e outros dispositivos móveis mediante a criação de uma empresa integrada, segundo informa nesta terça-feira o diário "Nikkei".

As duas fabricantes japonesas pretendem chegar a um acordo antes do fim de junho e constituir a empresa até o final deste ano, detalha a "Nikkei" em sua edição digital.

A companhia integraria a Toshiba Mobile Display, que controla 9,2% do mercado global de LCDs pequenas e de tamanho médio, e a Sony Mobile Display, que conta com 6,1% do mercado, pelo que as duas arrebatariam a liderança mundial da Sharp, que mantém uma fração de mercado de 14,8%.

O Governo japonês teria uma participação importante na nova entidade, através de um fundo de capital misto projetado para ajudar a aumentar a competitividade do Japão neste setor, segundo fontes ligadas à negociação citadas pela "Nikkei".

Pelo plano, o fundo iria adquirir cerca de 100 bilhões de ienes (855 milhões de euro) em ações da nova empresa, o que representaria um volume de participação entre 70% e 80%, enquanto o restante ficaria repartido entre Sony e Toshiba.

O investimento servirá para montar uma cadeia de produção de vanguarda em uma fábrica da Sony Mobile Display na província de Aichi e para desenvolver tecnologia que permita produzir em massa telas OLED, com maior resolução e menor consumo que o LCD.

À margem deste anúncio, a Toshiba já anunciou o plano de construir uma nova fábrica em Ishikawa para produzir LCDs para o iPhone da Apple, enquanto a Sony também reforçou suas operações neste âmbito com a aquisição de uma fábrica Seiko Epson na província de Tottori.

Nos últimos tempos, as empresas japonesas cederam terreno a corporações sul-coreanas e taiuanesas na fabricação de LCDs para televisores e, embora liderem a fabricação de LCDs pequenas e médias, a concorrência de empresas como a Samsung e a LG aumenta cada vez mais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasIndústria eletroeletrônicaNegociaçõesSmartphonesSonyTabletsToshiba

Mais de Negócios

A malharia gaúcha que está produzindo 1.000 cobertores por semana — todos para doar

Com novas taxas nos EUA e na mira da União Europeia, montadoras chinesas apostam no Brasil

De funcionária fabril, ela construiu um império de US$ 7,1 bilhões com telas de celular para a Apple

Os motivos que levaram a Polishop a pedir recuperação judicial com dívidas de R$ 352 milhões

Mais na Exame