Negócios

Sonaecom eleva a oferta pela Portugal Telecom para 12 bilhões de euros

Grupo de acionistas da PT Telecom afirma que a oferta ainda não tem condições de ser aceita

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Sonaecom aumentou, nesta sexta-feira (16/2), a oferta hostil de compra à sua concorrente Portugal Telecom (PT Telecom). O valor ofertado por ação subiu de 9,50 euros para 10,5 euros. Com isso, o total da transação, se efetivada, avançou de 10,7 bilhões de euros para 12 bilhões (cerca de 15,7 bilhões de dólares).

O mercado reagiu bem à iniciativa, e as ações da Sonaecom subiram 21% no final desta tarde, na bolsa de Lisboa, sendo cotadas a 7,71 euros cada. Já os papéis de sua controladora, a Sonae, subiam mais de 10%, para 2,01 euros.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, três dos principais acionistas da PT Telecom, que, em conjunto, detêm 12% de seu capital, afirmaram que ainda não estão preparados para aceitar uma oferta. Com a declaração, as ações da companhia de telecomunicações caíram 0,03 euro, para 10,26 euros por papel.

Os acionistas têm até 9 de março para aceitar a oferta, mas é provável que a resposta venha em uma assembléia marcada para o dia 2. Para que a aquisição seja aprovada, os acionistas da PT Telecom precisam revogar, em assembléia, um artigo do estatuto da companhia que confere poder de veto a qualquer investidor que detenha mais de 10% do capital da empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Mais na Exame