SIX, fundada por Eike, compra empresa falida na França

Companhia deve anunciar hoje conlusão da aquisição da LFoundry por US$ 34 milhões

	Trabalhadores nas obras de contrução da fábrica da SIX Semicondutores, em Ribeirão das Neves (MG)
 (Divulgação)
Trabalhadores nas obras de contrução da fábrica da SIX Semicondutores, em Ribeirão das Neves (MG) (Divulgação)
Por Daniela BarbosaPublicado em 13/10/2014 09:16 | Última atualização em 13/10/2014 09:16Tempo de Leitura: 10 min de leitura

São Paulo - A SIX, empresa de chips fundada por Eike Batista em parceria com BNDES, arrematou em junho os ativos da francesa LFoundry, que enfrentava processo de falência.

Nesta segunda-feira, a companhia brasileira deve anunciar a conclusão da operação.

Segundo reportagem do Valor Econômico, o controle da LFoundry foi comprado por 34 milhões de dólares e a aquisição visa acelerar o início da produção de semicondutores no país.

A SIX foi fundada por Eike em 2011 em parceria com o BNDES e está concluindo a construção de uma fábrica de chips em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

Eike não detém mais participação na companhia. No início do ano, o grupo argentino Corporación America adquiriu a participação da EBX no negócio.

A empresa do ex-bilionário detinha 33,02% de participação na SIX. A EBX chegou a investir 84 milhões de reais na operação.

Ao todo, a construção da unidade deve receber aporte  de mais de 1 bilhão de reais e a previsão é de que a fábrica entre em operação a partir do próximo ano.