Exame Logo

Setor de química e petroquímica investirá R$ 17,6 bilhões até 2010

Segmento é o que apresentará maior taxa anual de crescimento nos investimentos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A indústria química e petroquímica deve investir 17,6 bilhões de reais entre 2007 e 2010. A cifra representa um incremento médio anual superior a 33%. No período de 2003 a 2006, o setor investiu 5,5 bilhões de reais, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (27/9) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo a instituição, esse é o maior crescimento anualizado, entre os setores que mais contratam empréstimos junto ao BNDES. Entre os projetos que receberão recursos do banco nos próximos anos, está a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (comperj), uma parceria do grupo Ultra com a Petrobras. O valor que será desembolsado pelo BNDES ainda está em discussão. O valor total do projeto é estimado em 6,5 bilhões de dólares.

Veja também

Para o presidente do BNDES, Demian Fiocca, os projetos trarão impactos positivos sobre a balança comercial brasileira a partir de 2012, quando a maior parte dos empreendimentos entrará em operação. O setor químico brasileiro é o quarto maior produtor mundial e representa 4% do Produto Interno Bruto do país. Há 5 000 empresas no setor, que empregam cerca de 300 000 pessoas diretamente.

O BNDEs também divulgou as expectativas de investimentos para outros setores. A área de papel e celulose deverá aplicar 20 bilhões de reais em novos projetos até 2010. Já a indústria siderúrgica investirá 46,4 bilhões até 2011.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame