SEC permite que Nasdaq exija diversidade nos conselhos de administração
SEC autorizou a proposta realizada pela Nasdaq em dezembro, que pede transparência e ao menos dois membros de grupos socialmente minorizados nos conselhos de administração
Marina Filippe
Publicado em 9 de agosto de 2021 às 16h55.
Última atualização em 9 de agosto de 2021 às 17h47.
A diversidade nos conselhos das empresas deve aumentar, pelo menos nas listadas na Nasdaq . Isto porque aComissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos aprovou uma proposta da operadora de bolsa de valores para que as empresas listadas tenham diversos conselhos ou expliquem por que não o fazem.
- Quer saber mais sobre ESG? Acompanhe o perfil da EXAME dedicado a ESG no Instagram.Acesse aqui
"Essas regras permitirão que os investidores obtenham uma melhor compreensão da abordagem das empresas listadas na Nasdaq para a diversidade do conselho", disse o presidente da SEC, Gary Gensler, em um comunicado.
Ná prática, há uma exigência que as empresas tenham dois diretores diversos, incluindo um que se identifique como mulher e outro como um grupo socialmente minorizado, como LGBTI+ ou negros.As empresas também devem divulgar publicamente a diversidade de seus conselhos.
A proposta, que havia sido apresentada pela Nasdaq em dezembro, passa a valer também para empresas brasileiras e demais estrangeiras. Neste caso, a regra pede dois membros de grupos socialmente minorizados, independentemente de quais sejam.