Exame Logo

SDE investiga cartel na compra da Embratel

A Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça está investigando uma denúncia de formação de cartel na compra da Embratel. A denúncia foi feita contra a Telefônica, a Telemar e a Brasil Telecom que fizeram uma oferta conjunta de compra e teriam fechado acordo segundo o qual nenhuma delas tentaria adquirir a empresa isoladamente. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça está investigando uma denúncia de formação de cartel na compra da Embratel. A denúncia foi feita contra a Telefônica, a Telemar e a Brasil Telecom que fizeram uma oferta conjunta de compra e teriam fechado acordo segundo o qual nenhuma delas tentaria adquirir a empresa isoladamente.

Uma primeira parte da investigação já foi encerrada depois da decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de impedir a entrada das três operadoras no data room da Embratel. A medida, anunciada ontem, foi tomada para garantir que informações estratégicas da Embratel fossem acessadas pelas concorrentes, o que, segundo o presidente Pedro Jaime Ziller, colocaria em risco a competição.

Veja também

Além da associação das três operadoras locais, disputam a Embratel a mexicana Telmex e o fundo de pensão dos funcionários da empresa, o Telos.

A investigação da SDE começou a partir de denúncia da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame