Negócios

SAP muda estratégia para enfrentar Oracle

Empresa alemã oferece 4,8 bilhões de euros por consultoria francesa, a maior oferta de aquisição de sua história

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A empresa alemã SAP fez no domingo (07/10) a maior oferta de aquisição de sua história. Por 4,8 bilhões de euros a companhia de software pretende comprar a empresa de consultoria de tecnologia francesa Business Objects.

O negócio é mais uma reversão de estratégia da SAP para manter sua liderança frente a concorrente americana Oracle. A empresa alemã, que até o momento vinha concentrando esforços para obter seu crescimento orgânico, mudou sua investida depois que a Oracle adquiriu a empresa de software Hyperion, uma rival menor da Business Objects, por 3,3 bilhões de euros. Esta é mais uma alternativa da SAP para que ela consiga atingir a meta de dobrar seu mercado até 2010.

Por cada ação da Business Objects a SAP pagará 42 euros. Segundo analistas consultados pelo jornal Financial Times, a proposta representa um prêmio de 20% sobre o preço das ações da companhia francesa, registrado na última sexta-feira (5/10). Além disso, com essa oferta, os especialistas acreditam que a Oracle e até mesmo outras companhias entrem na disputa pelo mercado.

Fundada em 1990, a Business Objects tem receita anual de 1,2 bilhão de euros. Com sede em Paris e em San Jose (EUA), emprega 6,6 mil pessoas e tem cerca de 34 mil clientes. Sua especialidade são softwares de inteligência em negócios para analistas corporativos.

Após o anúncio da compra, as bolsa européias iniciaram suas operações em baixa. As ações da SAP cederam mais de 5%, enquanto que os papéis da Business Objects valorizaram-se 17%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame