Negócios

Santander, Avianca, Azul, Gol e Latam na mira do governo

As empresas são investigadas por indícios de infração ao Código de Defesa do Consumidor

LATAM Airlines (LATAM/Divulgação)

LATAM Airlines (LATAM/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2017 às 11h16.

Brasília - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, instaurou processos administrativos contra o Banco Santander e as empresas aéreas Avianca, Azul, GOL e Latam para investigar indícios de infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Os despachos com as notificações estão publicados no Diário Oficial da União (DOU). As companhias aéreas são objeto de um mesmo processo, que também atinge a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

Os documentos não explicitam as irregularidades que supostamente as empresas teriam cometido, apenas cita artigos da legislação nos quais as infrações poderão ser enquadradas, dentre os quais os que tratam da proteção dos clientes contra publicidade enganosa e contra cláusulas contratuais abusivas. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa.

Banco Múltiplo

O DPDC ainda formalizou, em outro despacho, processo de investigação contra Kirton Bank - Banco Múltiplo, também por supostas violações à legislação de proteção do consumidor. O banco também tem 10 dias para se defender da acusação.

Mais de Negócios

SBT, Baú, Jequiti, Tele Sena e hotel: relembre os negócios de Silvio Santos

Programa gratuito da ApexBrasil facilita o contato de empresas com o mercado internacional

Programa de inovação do Sebrae vai investir novos R$ 11 milhões em startups; veja como participar

Conheça o primeiro restaurante do país certificado como empresa B

Mais na Exame