Negócios

Samsung investe US$ 120 mi e transfere fábrica para SP

São Paulo, 12 de novembro (Portal EXAME) A Samsung anunciou nesta quarta-feira (12/11) que vai investir 120 milhões de dólares no Brasil até 2005. A empresa, que possui uma fábrica no país, em Manaus, irá transferir sua produção de celulares para a cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Em Manaus, continuará a produzir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 12 de novembro (Portal EXAME) A Samsung anunciou nesta quarta-feira (12/11) que vai investir 120 milhões de dólares no Brasil até 2005. A empresa, que possui uma fábrica no país, em Manaus, irá transferir sua produção de celulares para a cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Em Manaus, continuará a produzir monitores de computador e discos rígidos e passará a fabricar também aparelhos de TV, impressoras e produtos de linha branca, como refrigeradores e ar-condicionado, além de aparelhos de áudio.

S

egundo o presidente da Samsung para a América Latina, Seung Woo Choi, 100 milhões de dólares serão empregados na nova fábrica de São Paulo e também em dois centros de pesquisa que serão instalados no país (em Manaus e em Campinas). A nova unidade, que será implantada na antiga fábrica de cabos da Lucent e deve começar a operar no primeiro trimestre de 2004, empregará cerca de 300 funcionários. Nos dois centros de pesquisa devem ser criados outros 200 postos de trabalho. Em Manaus, as 300 vagas existentes serão mantidas.

De acordo com o executivo da empresa coreana, esses investimentos devem permitir que a Samsung amplie seu faturamento no Brasil em cerca de 30% ao ano. Em 2003, a previsão é que as vendas da unidade brasileira somem 500 milhões de dólares, cerca de 35% a mais do que em 2002.

A unidade brasileira da Samsung também quer ampliar a venda de seus celulares a outros países da América Latina. Atualmente, apenas 5% dos celulares produzidos no país são exportados. O destino é um só: Argentina. A expectativa é dobrar até 2005 a produção de aparelhos, hoje em 1,5 milhão de unidades. Cerca de 30% desse volume deve ser exportado aos países vizinhos.

Os 20 milhões de dólares restantes serão aplicados na unidade de Manaus, que ainda este ano deve passar a fabricar TVs de plasma e a partir do segundo semestre de 2004 produzirá outros modelos de televisores. Em 2005, a unidade deve começar a fabricar os produtos de áudio, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado. Depois, a intenção é produzir também lavadoras de roupa.

A produção de discos rígidos, que continuará em Manaus, será ampliada. Hoje, é de 1,2 milhão de unidades por ano. Deve chegar a 4 milhões nos próximos anos e representará 25% da produção mundial de discos rígidos da Samsung. Hoje, a empresa produz discos rígidos apenas no Brasil e na Coréia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

CFOs do futuro: T&E Summit, da Paytrack, destaca novo papel das lideranças financeiras nas empresas

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA

Esta fintech chamou atenção do ex-CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas