Negócios

Sam Zell compra 8,5% da Brazilian Finance

A Equity International, do investidor Sam Zell, tem a opção de adquirir uma participação adicional de 12,2% na Brazilian Finance & Real State

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2011 às 07h53.

Priorizar nos meus resultados Google

A Equity International (EI), empresa do megainvestidor Sam Zell - conhecido por aplicar no setor imobiliário e em empresas quase falidos para lucrar com sua recuperação - anunciou a compra de 8,5% do capital social da Brazilian Finance & Real Estate (BFRE) nesta segunda-feira (14/12).

O acordo entre as empresas prevê que a fundo de Zell tenha a opção de adquirir uma participação adicional de 12,2% na Brazilian Finance, que é líder do mercado brasileiro de produtos financeiro-imobiliários. Com esta operação, a EI se torna automaticamente parceira estratégica da Ourinvest Real Estate e da administradora de fundos TPG-Axon na Brazilian Finance.

"A EI facilitará nosso acesso a fontes internacionais de recursos e ao mercado de capitais, o que trará um imenso valor para nossa organização", afirmou Fábio Nogueira, diretor da Brazilian Finance, em comunicado ao mercado.

Em setembro de 2009, a BFRE registrou um patrimônio líquido de 491,4 milhões de reais, ativos totais de 1,4 bilhão de reais e uma carteira de financiamentos de 506 milhões de reais. No mesmo período, a companhia havia estruturado Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) -- dentre os quais os dos Shoppings Patio Higienópolis, Floripa Shopping, West Plaza e Parque Dom Pedro -- com ativos superiores a 4,4 bilhões de reais, emitido 3,3 bilhões de reais em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) através da Brazilian Securities -- líder do segmento de recebíveis residenciais.

Atualmente, Sam Zell possui cinco investimentos no Brasil - Gafisa, Bracor, BR Malls, AGV Logística e Tenda. A companhia está em seu quarto fundo. Os três primeiros levantaram 1,5 bilhão de dólares e investiram em 17 empresas. O último captou 500 milhões de dólares.

Além disso, fora do setor imobiliário, o empresário mantém negócios em empresas de energia elétrica, telecomunicações, mídia, estações de rádio e times de beisebol e basquete, como o Chicago Bulls.
 

Acompanhe tudo sobre:Empresasservicos-financeirosEmpresáriosgrandes-investidoresFusões e AquisiçõesSam ZellBrazilian Finance & Real Estate

Mais de Negócios

Das portas fechadas aos 60 anos à meta de faturar R$ 1 milhão em 2027

O que acontece com a economia quando milhões de pessoas passam a comer menos?

Campo Grande lidera lista das cidades que mais crescem em franquias no Brasil; veja ranking

'Se ficar na commodity, vai perder a batalha', diz Semenzato sobre o desafio das pequenas empresas