Rolls Royce assina contrato de US$ 650 milhões com Petrobras

Grupo britânico vai fornecer turbinas para a empresa brasileira; entrega deve começar em 2013
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
D
Da RedaçãoPublicado em 30/11/2011 às 11:38.

Londres - O fabricante de motores britânico Rolls Royce anunciou nesta quarta-feira um contrato para fornecer ao grupo petroleiro público Petrobras turbinas de gás destinadas à exploração de petróleo por um montante que pode chegar a 650 milhões de dólares.

O contrato inclui o fornecimento de 32 turbinas RB211 para equipar oito navios de "produção flutuante, armazenamento e descarregamento" FPSO especificamente desenhados para a produção petroleira no mar.

Estes navios recebem, tratam e armazenam o petróleo extraído pelas plataformas à espera de ser levado ao porto por outros barcos.

Serão utilizadas pela Petrobras nos campos petrolíferos de "Guará" e de "Lula" (ex: Tupi), em águas profundas da bacia de Santos, em frente à costa brasileira.

As primeiras entregas estão programadas para o primeiro trimestre de 2013, informou o Rolls Royce em um comunicado.

Este novo contrato reforça a presença no Brasil do grupo britânico, que já anunciou em fevereiro que investiria 100 milhões de dólares na construção de uma fábrica de turbinas de gás em Santa Cruz, no Estado de Rio de Janeiro. Esta nova usina deve começar a funcionar em 2013.