Ricardo Bellino leva líderes empresariais ao mosteiro Zen para aprender nova abordagem de liderança
A Escola da Vida oferece programa exclusivo de quatro dias em templo Zen no Espírito Santo, com a presença confirmada do “Elon Musk brasileiro”, Flávio Figueiredo Assis
EXAME Solutions
Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 15h00.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2024 às 11h35.
Novos tempos exigem novos valores e uma mentalidade expandida. Com uma experiência acumulada ao longo de 35 anos empreendendo, Ricardo Bellino, fundador da Escola da Vida, se apoiou nos ensinamentos do zen budismo para criar e amadurecer uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento humano para empreender com sucesso.
Na década de 1990, Bellino se aproximou do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu (ES), onde aprendeu a meditar e a encarar a vida sob outra perspectiva. Quase 30 anos depois, ele compartilha dessa abordagem em seu programa “Zenpreendedorismo: O jeito ZEN de Empreender na Vida e nos Negócios”.
Responsável pela vinda da agência Elite Models para o Brasil – que lançou Gisele Bundchen ao mundo – e pela promoção da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que estampou mais de 14 milhões de camisetas país afora nos anos 2000, além de tornar-se sócio do mega-empreendedor imobiliário Donald Trump após uma reunião que deveria durar apenas 3 minutos, Bellino preparou um programa especial para reunir lideranças empresariais em quatro dias de vivência monástica, de 10 a 13 de abril.
“Esse programa busca a quebra do padrão mental que usamos ao lidar com a vida e os negócios. Não é mais olhar se o copo está meio cheio ou meio vazio, mas esvaziar completamente o copo, através da meditação e da disciplina monástica”, comenta Bellino.
Além das sessões de meditação conduzidas pelo Monge Daiju, abade do templo, os participantes ainda terão sessões individuais de mentoria com Ricardo Bellino. O papel do líder em fazer escolhas conscientes e muitas vezes difíceis, que envolvem o bem-estar das pessoas que lidera, será um dos temas abordados. Entre os convidados especiais do programa, que irão compartilhar com os participantes suas experiências e insights valiosos, está o empreendedor capixaba Flávio Figueiredo Assis, considerado pela revista EXAME como o “Elon Musk brasileiro", Flávio está à frente do ambicioso projeto de implantar no Brasil a primeira montadora de carros elétricos nacional. O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, explica o entusiasta Flávio Figueiredo.
Uma das provocações propostas por Bellino será como o pensamento influencia o comportamento, causando profunda transformação em quem lidera e nos liderados. O líder de hoje não é apenas um chefe, mas sim um sábio, atento a todas as alterações, mudanças e transformações do mundo ao seu redor, servindo como pilar para o desenvolvimento da equipe. O programa mostra a importância de investir no capital humano e na saúde mental como prioridade e sustentação para o sucesso, mudando o perfil de um líder que valoriza o poder para um que seja colaborador e consiga, com isso, envolver sua equipe para obter os melhores resultados. Em seu depoimento, Murilo Gun, uma das maiores autoridades em criatividade e autoconhecimento do país, dá um “spoiler” do que foi sua experiência no programa criado por Bellino:
“O Bellino me fez um convite para participar deste curso. É engraçado, porque eu já acompanhava o Bellino há um tempo, e o que eu espero dele é que ele sempre me surpreenda. Aí eu vim para este curso sem expectativas precisas, mas contando sempre que ele vai me surpreender. Neste lugar louco, com as pessoas e a programação que está acontecendo aqui, é tudo muito mágico. Só o fato de estar aqui e de viver esta rotina do mosteiro, do monge, isso já seria uma grande aprendizagem... É engraçado porque eu falo muito de criatividade, e este assunto é muitas vezes visto como sendo o oposto da disciplina. Eu repeti essa crença para mim, que a criatividade é "uma vida louca, de artista, não tem disciplina, é tensão, caótica"... Amadurecendo, eu percebi que a disciplina e a criatividade não são conceitos antagônicos, pelo contrário, são conceitos que se ajudam muito. Quando você tem disciplina, ela não te prende, ela te liberta!”
O programa se destina a líderes e presidentes de organizações, empreendedores e a todos aqueles que buscam uma profunda transformação a partir de uma renovação de mentalidade que possa ser aplicável na prática, na expansão de suas vidas e na prosperidade de seus negócios. As vagas são limitadas e passam por uma pré-avaliação antes de serem aceitas. Clique no link e preencha o formulário de pré-inscrição. “A felicidade precede o sucesso” tornou-se um verdadeiro mantra de Bellino.