Exame Logo

Rentabilidade de grandes empresas de serviço cresce até junho

Segundo estudo da Serasa, rentabilidade sobre as receitas subiu 4,2 pontos percentuais sobre o primeiro semestre de 2004

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

As grandes empresas de serviços fecharam o primeiro semestre mais rentáveis do que eram um ano antes. A conclusão é de pesquisa da Serasa com 900 empresas de capital aberto e fechado. Entre janeiro e junho, as grandes empresas registraram rentabilidade de 9,6% sobre as receitas, uma expansão de 4,2 pontos percentuais sobre a taxa de 5,4% do mesmo período de 2004.

Os destaques foram os setores de telefonia fixa e energia, que ficaram acima da média. No primeiro caso, a rentabilidade passou de 7,6% para 11,6%. O desempenho foi estimulado pelo reajuste de tarifas, além do aumento de serviços de telefonia de maior valor agregado, de acordo com a Serasa.

Veja também

Já as empresas de energia elétrica elevaram sua rentabilidade de 2,7% para 11,3%. O setor foi favorecido pelo aumento do consumo em todos os segmentos (residencial, rural, industrial e serviços). A valorização do real também ajudou a reduzir o endividamento em dólar das companhias, o que aumentou a receita financeira e contribuiu para os lucros.

A indústria de transportes apresentou rentabilidade idêntica à média (9,6%). O resultado, porém, assinala um avanço em relação à taxa de 2,7% do primeiro semestre do ano passado. O destaque foi o segmento ferroviário, que assinou novos contratos com grandes exportadores - sobretudo de commodities agrícolas - e, por isso, elevou a utilização de sua capacidade instalada, melhorando a produtividade.

O único setor, entre as grandes empresas, a registrar desempenho negativo foi o de telefonia celular. A rentabilidade baixou de 2,4%, positivos, para uma taxa negativa de 5,6%. Essas empresas sofreram um impacto desfavorável da elevação dos custos das operadoras com investimentos na ampliação de serviços, inovações tecnológicas e campanhas de marketing.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame