Exame Logo

Quem baterá o martelo?: almoço com Buffett quer arrecadar US$ 3,3 milhões

No início do mês, mais de 20 mil pessoas foram a Nebrasca ouvir o bilionário norte-americano na convenção anual de sua empresa

Warren Buffett: No início do ano, o executivo admitiu que pagou “caro” pela fusão entre as gigantes de alimentos processados Kraft e Heinz (Kevin Lamarque/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2019 às 01h39.

Última atualização em 31 de maio de 2019 às 06h09.

Conhecido no mundo dos negócios como uma espécie de guru do capitalismo, o bilionário norte-americano Warren Buffett receberá até esta sexta-feira, 31, lances de candidatos dispostos a desembolsar pelo menos 25 mil dólares em um leilão que dará a chance de conhecer o empresário de 88 anos em um almoço. Realizado há 20 anos, o valor recolhido com o leilão, que dessa vez está sendo realizado pela plataforma de comércio eletrônico Ebay, será destinado a uma instituição de caridade de combate a pobreza. No último ano, as ofertas chegaram a arrecadar 3,3 milhões de dólares, e a meta deste ano é ultrapassar o montante.

O frenesi de executivos que querem ter a chance de compartilhar dos conhecimentos de Buffett, que atualmente é o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 82,5 bilhões de dólares, não é aleatório. Sua empresa, a Berkshire Hathaway, registrou um recorde de 24,8 bilhões de dólares em ganhos operacionais somente no ano passado. Já no início do mês de abril, mais de 20 mil pessoas ー incluindo nomes como Tim Cook, CEO da Apple ー foram a Nebrasca ouvir o bilionário norte-americano na convenção anual da companhia, realizada em uma espécie de auditório-estádio.

Veja também

Atualmente, a Berkshire Hathaway possui um valor de mercado de mais de 530 bilhões de dólares no mercado de ações. Além de investimentos em empresas como American Express, Apple, JPMorgan Chase e Goldman Sachs, a companhia atua nos setores de seguros (Geico), ferroviário (BNSF) e de energia (PacifiCorp).

Contudo, no mundo real os negócios nem sempre são flores, até mesmo para Buffett. No início do ano, o executivo admitiu que pagou “caro” pela fusão entre as gigantes de alimentos processados Kraft e Heinz, realizada em 2015. O megainvestidor disse isso após perder 4,3 bilhões de dólares em um único dia, por conta da queda de 27,5% das ações da companhia na bolsa americana. A Kraft Heinz reportou um prejuízo de 12,5 milhões de dólares no quarto trimestre do ano passado

A Berkshire Hathaway é dona de quase um terço do negócio que criou a Kraft Heinz, no qual Buffett entrou em parceria com a 3G Capital, do empresário brasileiro Jorge Paulo Lehmann. Mesmo com o prejuízo de 4 bilhões, Buffett admitiu estar satisfeito com a parceria com a brasileira 3G Capital, e disse ainda que considera Lehmann um “bom amigo”. O leilão que dará a oportunidade de ouvir o investidor que sempre tem algo a dizer ficará aberto até às 19h30 de hoje, no horário de São Francisco.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hojewarren-buffett

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame