Qantas pode demitir 1.000 funcionários e vender ativos

Companhia aérea australiana divulgou plano para enfrentar crise e reduzir até 2 bilhões de dólares em três anos

São Paulo – A Qantas, companhia aérea australiana, afirmou na última quinta-feira que poderá demitir até 1.000 funcionários e vender seus ativos para reduzir despesas nos próximos três anos.

Segundo comunicado oficial divulgado pela empresa, as iniciativas fazem parte de um plano de redução de custos que afetará todo o grupo, para economizar até dois bilhões de dólares no período estimado.

Entre as categorias que sofrerão cortes, estão pilotos, comissários de bordo e manutenção. Além disso, o programa de fidelização de passageiros poderá ser vendido.

Por meio de fato relevante, a companhia aérea informou que espera relatar uma perda subjacente antes de impostos de 250 a 300 milhões de dólares, para o primeiro semestre em exercício de 2013-2014.

Alan Joyce, presidente da Qantas, afirmou que as circunstâncias demandam respostas urgentes. “Faremos o que estiver em nosso alcance para dar segurança à companhia no futuro”, garantiu o executivo por meio de comunicado.

Para Joyce, a má situação da empresa está diretamente ligada aos altos preços de combustível, concorrência acirrada por rivais subsidiados e mercado aquecido.

“Nós focaremos na redução de custos e na melhoria da produtividade da companhia, para mantermos competitividade neste cenário”, explicou o presidente.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.