Por que o Salão de Genebra é estratégico para 10 montadoras
Empresas fazem suas apostas no evento, um dos mais importantes do mundo, em meio ao pior momento do setor na Europa
Daniela Barbosa
Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
Já apresentado no Japão, a Nissan vai lançar no mercado europeu o Versa Note. Por lá, ele deve se chamar apenas Note e reforça a estratégia da montadora de atuar no segmento econômico. Assim como em outros mercados, o Note será o concorrente direto do Honda Fit na Europa e deve substituir o Tiida.
No ano passado, a Ford anunciou que começaria a vender o modelo global do EcoSport também na Europeu. Agora planeja, no Salão de Genebra, fazer o lancamento oficial do modelo por lá. Mesmo sendo um veículo global, de acordo com a montadora, o utilitário esportivo terá versões especiais de motorização para atender às exigências do mercado europeu. Ele será lançado por lá com o motor 1.0 EcoBoost (125 cv), 1.5 gasolina (110 cv) e também uma variante 1.5 diesel (90 cv) e custará a partir de 14.000 libras.
A Citröen vai apresentar no Salão de Genebra uma nova versão do C3, e o modelo terá o mesmo visual da versão fabricada para o mercado brasileiro. Na Europa, no entanto, o C3 deve ser vendido com três opções de motorização três cilindros a gasolina, com potências variando entre 68 cv e 120 cv. Se repetir o mesmo desempenho de vendas no Brasil com o modelo, as vendas da nova versão do C3 podem crescer mais de 20% por lá.
O Salão de Genebra também marcará o lançamento mundial da marca chinesa Qoros, uma parceria entre as montadoras Chery e Isral Corporation. Seu primeiro modelo será um sedã com foco no público jovem. O modelo, que foi projetado por Gert Hildebrand Volker, mesmo designer que desenhou o Mini, terá produção inicial de 150.000 unidades e, além da Europa, deve também atender o mercado chinês.
Na 83ª edição do Salão de Genebra, a Subaru planeja avançar em um mercado pouco explorado no mercado europeu: o de veículos a diesel com câmbio automático. Por meio de sua subsidiária na região, a Fuji Heavy Industries (FHI), a montadora japonesa apresentará duas novas versões, o Subaru Outback automático, e o Subaru Forester.
A coreana Kia vai lançar, no Salão de Genebra, dois modelos tops de linha para atender os consumidores mais exigentes no mercado europeu: o pro_cee'd GT e GT cee `d. Trata-se da estreia global desses modelos. As duas versões foram projetadas na Europa e devem sustentar o crescimento da montadora no segmento de luxo por lá. A produção, que deve começar em maio, ficará centralizada na fábrica da montadora em Zilina, na Eslováquia, e a partir do meio do ano os modelos já estarão à venda no mercado europeu.
A Hyundai é outra montadora que investe na tendência de personalizar os carros de acordo com o gosto europeu. Por isso, vai lançar, no Salão de Genebra, uma nova versão da Santa Fé. Trata-se de um modelo maior, com capacidade para sete lugares, batizado de Grand Santa Fé. Segundo Allan Rushforth, vice-presidente sênior da Hyundai na Europa Europe, a adição de Grand Santa Fe para o portfólio Hyundai vai ajudar a atender à crescente demanda por modelos SUV na região. “É a escolha ideal para as famílias europeias”, disse o executivo, em nota.
No Salão de Genebra, a Honda planeja fazer grandes lançamentos, que devem aquecer suas vendas no mercado europeu. Além da versão híbrida do Acura e da reencarnação do modelo esportivo, sucesso na década de 90, NSX, a montadora japonesa planeja apresentar uma versão estendida do Civic, que deve chegar ao mercado europeu no início do próximo ano.
A Peugeot é outra montadora que também planeja fazer a estreia global de um novo modelo no Salão de Genebra. A companhia francesa vai lançar o 2008, um crossover, que foi desenvolvido simultaneamente por engenheiros da montadora na Europa, China e América Latina. Ele é considerado o primeiro modelo global da companhia, e deve chegar ao mercado europeu no final do verão. A expectativa é que sua aceitação por lá seja semelhante aodo modelo 208 da montadora, que, antes mesmo do seu lançamento, já tinha 20.000 encomendas.
A Audi vai apresentar, no Salão de Detroit, o modelo Q3 RS, um pequeno SUV superesportivo, que deve começar a ser vendido na Europa a partir de outubro deste ano. No Brasil, a previsão de chegada é para o primeiro trimestre de 2014. Trata-se da aposta da montadora em uma tendência – a dos carros de luxo de “micro-nichos”, segundo os especialistas. A versão é equipada com motor de cinco cilindros, 2.5 litros, turbo, apto a entregar 310 cv de potência. Com esta configuração, o Q3 RS é capaz de alcançar os 100 km/h em 5,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 quilômetros por hora.