44% dos planos estratégicos das empresas fracassam

61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação

São Paulo - A maioria das grandes empresas sabe que é preciso traçar boas estratégias para alcançar o sucesso, mas grande parte delas ainda falha na implementação dessas ideias. É o que aponta um estudo da associação mundial Project Management Institute (PMI), feito em parceria com a unidade de inteligência da The Economist.  

De acordo com a pesquisa conduzida em março de 2013 e divulgada no Brasil nesta semana, dos 587 executivos globais seniores ouvidos, 88% reconhecem que é importante entregar resultados baseados no plano estratégico. Mas, nos últimos três anos, 44% dos planos estratégicos delineados por eles não foram bem sucedidos. 

Tanto que 61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação no dia a dia. 

Devido à variedade de setores e de características de cada empresa, é difícil eleger um único problema que atrapalha o desenvolvimento das estratégias e criar uma receita para solucioná-lo. Porém, há algumas iniciativas comuns que podem ajudar a tirar os planos do papel. 

1 Não basta ser chefe, tem que participar

Segundo o PMI, o envolvimento da liderança é fundamental. Apesar disso,  28% dos executivos disseram que projetos individuais para aplicar estratégias, normalmente, não têm o apoio necessário dos membros do alto escalão. “Os líderes devem ter um papel efetivo em cada elemento da implementação do projeto, o que inclui a priorização de iniciativas e alocação de recursos”.

2 Invista em treinamento

Outro ponto importante é a gestão de talentos.  Para o PMI,  “ela é fundamental para alcançar o sucesso na implementação da estratégia”. Segundo a associação, isso pode ser feito por meio de treinamentos que reforcem o pensamento estratégico dos funcionários para ensiná-los a usar as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. “Organizações de alta performance promovem o desenvolvimento contínuo dos gerentes de projetos para alcançarem o sucesso”. 

Entre os pesquisados, apenas 41% afirmaram que suas companhias contam com pessoal qualificado para colocar as iniciativas em prática. Além disso, no que diz respeito a quem coordena essas ações, apenas 18% dizem que contratar pessoas com habilidades e talentos de liderança para dirigir a aplicação das estratégias é uma prioridade, enquanto 11% dizem que suas corporações consideram muito importante desenvolver essas características em executivos que já estão lá dentro. 


3 Crie padrões

Padronizar práticas da companhia também pode favorecer os resultados. “Padronizar leva a um uso eficiente dos recursos, o que permite mais tempo para focar em liderança, inovação e entrega de produtos e serviços”, segundo o PMI. 

Para os executivos ouvidos na pesquisa, a principal barreira para a implementação das estratégias é a falta de habilidades para gerenciamento de mudanças (45%). A falta de recursos vem em segundo lugar, com 29%. Veja agora o que eles consideram que são as principais razões do sucesso das estratégias nas corporações:

Prática Porcentagem de empresas
Ideia comprada e suporte da liderança 51%
Implementação qualificada 39%
Bom ajuste entre iniciativa específica e estratégia em geral 37%
Bom planejamento 32%
Iniciativa recebe pessoal qualificado 28%
Boa comunicação 25%
Habilidade de gerenciar mudanças organizacionais 25%
Iniciativa recebe financiamento suficiente 24%

Ainda de acordo com a pesquisa, 13% dos respondentes estão acima da média na execução da estratégia. No estudo, tais empresas foram classificadas como  "melhores executores". De acordo com os resultados, tais companhias completaram, nos últimos três anos, 20% mais estratégias do que as outras. Em mais da metade delas, a estratégia está alinhada com o modelo de negócios atual. Entre as que não fazem parte deste grupo, isto é realidade apenas em uma empresa a cada 16. Veja a tabela: 

Atividade Melhores executores Outros
Iniciativas de estratégia de sucesso nos últimos três anos 73% 53%
Desempenho financeiro de banchmark acima da média 65% 18%
Estratégia alinhada com modelo de negócios atual 51% 6%

Veja qual é o papel do líder nas empresas consideradas melhores executoras e nas outras: 

No que os líderes se envolvem Melhores executores Outros
Fiscalização geral 72% 63%
Definir abrangência 68% 61%
Comunicação e sua importância para a empresa 56% 46%
Criação da equipe de projeto 55% 40%
Avaliação do sucesso 48% 37%
Assegurar recursos para a iniciativa 39% 22%
Implementação e acompanhamento de resultados 35% 22%
Decidir e fazer ajustes necessários à iniciativa 32% 29%
Alimentar conhecimentos estratégicos adquiridos a partir da iniciativa para a produção e implementação da estratégia 29% 13%

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.