Petrobras vai inaugurar mais duas plataformas até o final do ano
Capacidade de produção aumentará 160 000 barris de petróleo por dia
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
Mais duas plataformas da Petrobras entrarão em operação até o final do ano na Bacia de Campos - a Presidente JK, no campo de Jubarte, e a Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte. Juntas, elas elevarão a capacidade produtiva da estatal em mais 160 000 barris diários de petróleo (bpd).
Segundo a petrolífera, a Presidente JK teve suas obras concluídas nesta sexta-feira (13/10), no Porto de Vitória. A plataforma passará por testes operacionais, antes de ser transportada para o local em que será instalada. Já a plataforma Cidade do Rio de Janeiro foi construída em Cingapura, e está a caminho do Brasil. Ambas foram projetadas para explorar petróleo à profundidade de 1 350 metros abaixo do nível do mar.
Neste ano, a Petrobras deve aumentar sua capacidade instalada em 440 000 bpd, incluídas essas duas plataformas. Outras duas entraram em operação ao longo do ano. A P-50, que simbolizou a auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo, começou a funcionar em abril, com capacidade para 180 000 bpd. Na Bacia do Espírito Santo, foi inaugurada em maio a plataforma Capixaba, capaz de processar 100 000 bpd.