Negócios

Petrobras terá informações sobre bloco no Peru em 2012

Por Marcílio Souza Lima - A Petrobras prevê que terá informações mais abrangentes sobre as reservas no Bloco 58, localizado no Peru, somente em 2012, segundo avaliou o presidente da petrolífera brasileira, José Sérgio Gabrielli. A companhia planeja perfurar dois poços exploratórios no ano que vem e cada um desses esforços deverá levar seis meses, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Marcílio Souza

Lima - A Petrobras prevê que terá informações mais abrangentes sobre as reservas no Bloco 58, localizado no Peru, somente em 2012, segundo avaliou o presidente da petrolífera brasileira, José Sérgio Gabrielli. A companhia planeja perfurar dois poços exploratórios no ano que vem e cada um desses esforços deverá levar seis meses, informaram representantes da companhia, em entrevista coletiva. "O Peru tem bom potencial para o gás, mas nós precisamos fazer mais perfurações para quantificar o que temos", afirmou o diretor-geral da estatal brasileira para o país, Pedro Grijalba.

No mês passado, representantes do governo peruano disseram que a Petrobras confirmou a existência de 1 trilhão a 1,5 trilhão de pés cúbicos de gás no Bloco 58. O presidente peruano, Alan García, havia dito que o gás no bloco poderia chegar a cinco trilhões de pés cúbicos. Na entrevista coletiva promovida ontem pela Petrobras em Lima, representantes da empresa foram mais cautelosos. A companhia até o momento perfurou apenas uma das estruturas no Bloco 58.

Gabrielli disse que a Petrobras continua com programas de perfuração e que "provavelmente mais estruturas aparecerão". O Bloco 58 está localizado no sul do Peru, próximo do Bloco 88, conhecido como Camisea, onde as companhias estão extraindo gás.

Sobre o interesse já expresso pela companhia de desenvolver um setor petroquímico para fabricar fertilizantes no Peru e aproveitar o gás natural proveniente dos campos de Camisea, Gabrielli disse que é preciso "ver os volumes de gás para saber se há possibilidades econômicas para os petroquímicos".

A Petrobras já opera o bloco X, no norte do Peru. Segundo Grijalba, a produção no local deverá aumentar no ano que vem para 14,5 mil ou 15 mil barris de petróleo por dia, dos atuais 13,5 mil barris de petróleo por dia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Melhores dos Negócios Internacionais 2024: conheça as categorias da premiação

Lavitan Familhão: Cimed investe R$ 30 milhões em projeto com clube de benefícios de Luciano Huck

Cresceu, mas encolheu: pesquisa da ABF mostra como estão as franquias brasileiras no exterior

Ícone Transportes aposta em expansão com frota elétrica e parceria tecnológica

Mais na Exame