Exame Logo

Petrobras faz parceria para explorar petróleo em mar argentino

Estatal terá 35% de participação em consórcio que explorará campo petrolífero em águas profundas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras assinou, nesta terça-feira (12/9), um acordo para explorar petróleo e gás natural em um campo situado no mar da Argentina, a 250 quilômetros da cidade de Mar del Plata. A estatal, por meio de sua subsidiária Petrobras Energia, terá 35% de participação no consórcio, que contará, ainda, com a Energia Argentina (Enarsa), também com 35%, e com a Repsol YPF, com 30%. O acordo envolve a exploração e comercialização de petróleo e gás em uma bacia marítima com profundidades que variam de 200 a 3 000 metros.

Na primeira fase, a Petrobras Energia e a Repsol serão responsáveis pelos investimentos necessários para estudar a jazida. Se for descoberta uma reserva capaz de ser explorada comercialmente, a Enarsa reembolsará as duas empresas pelos investimentos, na proporção equivalente à sua participação no consórcio. A Petrobras não informou o montante que será desembolsado na operação.

Veja também

A estatal brasileira atua na Argentina desde 1993. Suas operações foram centralizadas em janeiro de 2005, com a criação da Petrobras Energia, fruto da fusão das empresas Eg3, Petrobras Argentina e Petrolera Santa Fé, que compunham os negócios da empresa no país. Segundo a estatal, serão investidos 1,5 bilhão de dólares no vizinho nos próximos cinco anos.

Na área de exploração e produção, a estatal já produz cerca de 193 000 barris de óleo equivalente (boe) por dia - somando o petróleo, gás e líquido de gás natural (LGN). Trata-se da maior operação da Petrobras fora do Brasil. As reservas comprovadas de petróleo e gás natural somam cerca de 850 milhões de boe.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame