Exame Logo

Petrobras e Bolívia fecham acordo sobre gás

Companhia brasileira não divulga os detalhes do contrato, que ainda deverá ser aprovado pelo congresso boliviano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras e a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) concluíram na noite deste sábado (28/10) o acordo para que a empresa brasileira continue explorando e produzindo gás nos campos de San Alberto e San Antonio, na Bolívia.

Em comunicado, a Petrobras afirma que o contrato, assinado às 23 horas de ontem em La Paz (meia-noite no Brasil), determina as novas condições para a exploração e produção de gás, mas não informa os detalhes do acordo. A companhia destaca apenas que o contrato não aborda a questão de preço do produto e das refinarias bolivianas pertencentes à Petrobras e que ainda será enviado ao Congresso Nacional boliviano para avaliação final.

Veja também

"Esse acordo garante a rentabilidade dos negócios da Petrobras, e isso será fundamental porque assegura o suprimento do gás natural para o mercado brasileiro. Foram negociadas condições de exploração e um contrato de 30 anos a partir da homologação e aprovação pelo Parlamento", afirmou neste domingo (29/10) o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Em 1º de maio, o governo boliviano anunciou a edição do decreto que transfere para a YPFB o controle das operações de extração e comercialização de gás e petróleo no país. A medida previa prazo de 180 dias para que as empresas se adaptarem às novas regras.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame