Petrobras deve ter lucro 20% maior no 1º tri, diz analista
Estimativas indicam que o lucro deve ser de 7 bilhões de reais, superior ao de igual período de 2009, mas menor que o do quarto trimestre
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - A Petrobras vai divulgar seus resultados para o primeiro trimestre de 2010 hoje (14/5) após o fechamento do mercado. O mercado espera um bom desempenho em relação ao início do ano passado. Para Lucas Brendler, analista da corretora Geração Futuro, o lucro líquido deve ser de 7 bilhões de reais - cerca de 20% superior aos 5,8 bilhões de reais de igual período de 2009. Mas o valor é cerca de um bilhão de reais inferior ao do quarto trimestre, quando a empresa ganhou 8,129 bilhões de reais.
Entre os fatores que podem levar ao aumento dos lucros sobre o mesmo trimestre de 2009, estão a alta do preço do petróleo e a contenção de despesas aplicada pela empresa. Em 2009, o reajuste do petróleo foi significativo tanto em dólar quanto em reais, sendo que, em reais, o aumento chegou a 33%. Como a elevação do preço do petróleo afeta também uma parte dos custos da empresa, Brendler acredita que a margem bruta do período deve cair.
Mais caixa
A contenção de despesas da Petrobras deve elevar a geração de caixa, medida pelo ebitda, o que representaria ganho de 0,5 ponto percentual de margem. Brendler projeta que o ebitda será de 15,3 bilhões de reais no primeiro trimestre, enquanto no mesmo período de 2009, ele foi de 13,423 bilhões de reais.
O aumento de receita e de geração de caixa devem levar ao lucro líquido de 7 bilhões de reais. A queda do lucro líquido, em relação ao quarto trimestre, deve ser causada pela valorização do real entre janeiro e março, o que afetaria os custos e as dívidas da companhia, segundo Brendler. O analista projetou uma receita operacional liquida de 47,7 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2010, enquanto no mesmo período de 2009 ela foi de 42,595 bilhões de reais.