Negócios

Petrobras assina contratos no valor de R$ 10,5 bilhões

Acordo refere-se ao aluguel de navios para perfuração em águas profundas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (31/7), contratos para o afretamento (aluguel) de seis navios que serão usados para perfuração do leito oceânico, em busca de petróleo. Os acordos somam 10,5 bilhões de reais e foram fechados com quatro empresas brasileiras: Construtora Norberto Odebrecht, Petroserv, Queiroz Galvão e Schahin Engenharia.

Os contratos envolvem quatro navios com capacidade para operar em profundidades de até 2 000 metros, e outros dois para perfurações a até 2 400 metros. De acordo com a Petrobras, todas as unidades ainda serão construídas. Os navios para a menor profundidade têm prazo de contrato de sete anos, prorrogáveis por mais sete. Essas unidades deverão entrar em atividade até 2010. Os navios para 2 400 metros serão alugados por cinco anos, prorrogáveis pelo mesmo período, com início de operação em 2009.

Segundo a empresa, algumas sondas poderão chegar a profundidades ainda maiores - 3 050 metros - apesar de serem projetadas para 2 400 metros. Uma das exigências do contrato é de que 90% da mão-de-obra que operará as sondas seja contratada no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Na Hope, peças mais acessíveis atraem novo público — e resultado histórico

'Efeito Ozempic': indústria alimentícia já aposta em refeições menores — e mais nutritivas

Maior youtuber do mundo compra o Linkedin dos criadores de conteúdo

Distrito de inovação de Recife com mais de 400 startups, Porto Digital abre filial na Europa