Exame Logo

Para reter talento, empresa no Brasil tem de estressar menos

Segundo pesquisa recente divulgada pela EY, bom salário não é único quesito para manter profissionais nas companhias

Companhias precisam estressar menos seus funcionários no Brasil para continuar com eles (stock.xchng)

Daniela Barbosa

Publicado em 10 de abril de 2014 às 11h00.

São Paulo – Nem só um bom salário é capaz de reter talentos nas companhias. Pelo menos no Brasil, os profissionais têm valorizado cada vez mais empresas com menos estresse e que oferecem plano de carreira estruturado. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pela consultoria EY (antiga Ernst & Young) recentemente.

Batizado de “Securing top talent in the Brics”, o estudo analisou o que as companhias precisam fazer para manter seus funcionários mais habilidosos. Cerca de 1.100 profissionais do Brasil, Rússia, Índia e China participaram da pesquisa e em cada região há uma predileção diferente por parte dos entrevistados.

Os brasileiros, por exemplo, além de um clima com menos estresse, valorizam também empresas com energia positiva. Já os russos preferem um local socialmente amigável para se trabalhar. Os indianos gostam de empresas criativas, enquanto os chineses querem companhias com ambiente confortável.

Dos quatro países que participaram da pesquisa, apenas no Brasil e na Índia, os profissionais valorizam também companhias que oferecem planos de carreira bem definidos e de longo prazo. Já na China e Rússia, a remuneração e outras formas de compensação têm sido os quesitos mais apreciados pelos funcionários.

“No passado, as companhias no Brasil usavam programas de remuneração e benefícios como principal ferramenta para envolver e reter talentos. Hoje, elas estão experimentando formas de gestão inovadoras de aumentar o engajamento de seus funcionários”, disse o estudo.

Os profissionais ouvidos na pesquisa são das áreas de gestão, engenharia e tecnologia da informação. Das mais de 1.000 pessoas que participaram do estudo, 270 são brasileiras, com idade média de 30 anos.

São Paulo – Google e Walt Disney são as empresas de melhor reputação no mundo, seguidas pela BMW e Rolex. As informações são da pesquisa Global RepTrak® 100 2014, divulgada hoje pela consultoria Reputation Institute. O estudo é feito todos os anos com base na opinião de 55.000 consumidores  em 15 países diferentes para a definição das cem companhias de melhor imagem.  Neste ano, a Nestlé foi a única companhia global a ficar de fora. Já a Samsung estreou entre as dez mais.  Veja, a seguir, a lista das dez empresas de melhor reputação segundo o estudo.
  • 2. Google e Disney

    2 /10(GettyImages)

  • Veja também

    Ambas americanas, as companhias lideram a lista de melhor reputação do mundo, em 2014, com 77,3 pontos. No ano passado, a Disney aparecia em segundo lugar, com 78,39 pontos, e o Google em quarto, com nota 77,15.
  • 3. BMW e Rolex

    3 /10(Divulgação/BMW)

  • A BMW, que em 2013 liderava o ranking com 78,39 pontos, neste ano aparece em segundo lugar, com nota 77,2. A posição é dividida com a suíça Rolex, que estava em terceiro lugar em 2013.
  • 4. Sony

    4 /10(Sivulgação)

    A fabricante japonesa de eletrônicos Sony ocupa neste ano o quinto lugar com 75,9. No ano passado, a empresa estava em sexto lugar com uma pontuação de 76,30.
  • 5. Canon

    5 /10(Paul Thomas/Bloomberg)

    A Canon subiu do oitavo lugar, no ano passado, para o sexto neste ano, com uma nota de 75,7, baseada na entrevista com consumidores sobre a imagem da empresa.
  • 6. Apple

    6 /10(Anthony Wallace/AFP)

    A americana de tecnologia Apple subiu do 12º lugar para o sétimo lugar na lista, com uma pontuação de 75,6.
  • 7. Daimler

    7 /10(Marcelo de Bari/Quatro Rodas)

    A alemã de carros Mercedes-Benz caiu do quinto para o oitavo lugar do ranking. Neste ano, a fabricante teve uma pontuação de 75,4, segundo a metodologia da pesquisa baseada na conversa com os consumidores.
  • 8. Lego

    8 /10(Divulgação)

    A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego aparece em nono lugar com nota 75,1, pontuação um pouco acima da obtida no ano passado.
  • 9. Microsoft e Samsung

    9 /10(Justin Sullivan/AFP)

    As empresas Microsoft e Samsung dividem o décimo lugar do estudo, com 75 pontos. No ano passado, a americana de tecnologia ocupava o sétimo lugar da lista, com 76,23, e a coreana Samsung ocupava o 16º lugar.
  • 10. Agora, veja quem são as empresas mais admiradas

    10 /10(Reprodução/villagemall.com.br)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosgestao-de-negociosSalários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame