Exame Logo

Pão de Açúcar investe R$ 10 milhões em novo conceito de loja

Com formato diferente dos supermercados tradicionais, loja busca atender o novo comportamento dos consumidores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Uma nova forma de fazer compras no supermercado foi inaugurado pelo Pão de Açúcar, a maior empresa supermercadista do Brasil. O grupo ampliou o conceito terceira geração - criado pela empresa em 2004, na cidade de São Paulo - e abriu, nesta quarta-feira (18/10), uma unidade de 2.000 metros quadrados com um mix de produtos e uma disposição de prateleiras e gôndolas bastante diferenciados. A nova loja, localizada em Alphaville, condomínio de classe média alta na Grande São Paulo, é a oitava unidade dentro desse conceito e representa um investimento de 10 milhões de reais.

Com o novo formato, o Pão de Açúcar espera um aumento de 30% a 50% do ticket médio em relação às outras lojas da rede. Segundo o diretor executivo da rede Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, a localização da loja também influencia nesses valores, já que se espera que o acesso dos clientes às lojas seja feito principalmente de automóvel, o que geralmente aumenta a quantidade de itens adquiridos.

Veja também

As lojas de terceira geração foram elaboradas após pesquisas realizadas sobre o hábito de consumo dos brasileiros. Elas buscam atender ao novo comportamento do consumidor, que cada vez mais busca mais praticidade. "A intenção é customizar o atendimento ao cliente, que muitas vezes mora sozinho ou não tem tempo de cozinhar e quer consumir de acordo com a sua necessidade", diz Tambasco. A rede também amplia o sortimento de produtos e serviços, com uma maior variedade de vinhos e queijos, saladas prontas, frutas cortadas e um espaço de alimentação, onde serão servidos pratos prontos.

Os itens serão agrupados de acordo com a pesquisa de lógica de compras do consumidor realizada pela rede. "Em um mesmo espaço estão presentes todas as opções para o mesmo fim, como os produtos para a sobremesa, por exemplo", explica o diretor executivo.

Outra novidade no projeto é a mudança da disposição das gôndolas de produtos. Elas estão posicionadas em sentido oblíquo em relação aos caixas, num formato de escama de peixe. De acordo com Tambasco, o formato dos supermercados não muda há anos, e a nova disposição amplia a visão dos produtos para o consumidor. A rede planeja abrir em 2007 outras duas lojas nesse formato, uma na Vila Romana e outra o Paraíso, bairros paulistanos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame