Exame Logo

As 12 principais notícias do mundo de negócios em maio

Maio foi marcado por uma série de aquisições, como a compra da Credicard pelo Itaú e da Dicico pela chilena Falabella; troca de comandos também marcaram os dias

Agência Itaú (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Tatiana Vaz

Publicado em 31 de maio de 2013 às 11h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.

Como o mercado especulava há tempos, o Itaú Unibanco anunciou a compra da Credicard por 2,7 bilhões de reais – valor que será pago em dinheiro. A operação envolve a compra do Banco Citicard, com uma carteira de crédito de 7,3 bilhões de reais e com uma base de 4,8 milhões de cartões de crédito, além de 96 lojas da Credicard Financiamentos, compondo ativos totais de 8 bilhões de reais.
  • 2. Gates volta a ser o 1º

    2 /12(Paul Morigi/Getty Images)

  • Depois de anos afastado do posto de homem mais rico do mundo, neste mês Bill Gates , fundador da Microsoft , recuperou a posição e desbancou o mexicano Carlos Slim do topo dos bilionários mais ricos do mundo. O empresário teve sua fortuna avaliada, em 72,7 bilhões de dólares, a mais alta do mundo, segundo o índice de bilionários da Bloomberg. Dias depois, a Forbes ratificou Gates como o dono do primeiro lugar entre os maiores bilionários do mundo.
  • 3. Eike em evidência

    3 /12(REUTERS/Ricardo Moraes)

  • Em maio, o bilionário brasileiro Eike Batista ficou em evidência em maio por uma série de motivos. A MPX teve um prejuízo 223,8% maior no primeiro trimestre comparado ao ano anterior, enquanto a OGX acumulou perdas de 804,6 milhões de reais, valor cinco vezes maior ao de um ano atrás. Depois de muita especulação, a OGX vendeu 40% do campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campo, no Rio de Janeiro, para a Petronas, da Malásia, e a OSX acabou demitindo cerca de 800 trabalhadores diretos e indiretos, fato que será investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Por meio da IMX, as empresas de Eike, que fazem parte do consórcio formado com a Odebrecht e a norte-americana AE, ganharam a licitação da concessão do estádio do Maracanã pelos próximos 35 anos – vitória que pode ser comprometida pela Justiça por conta de uma ação popular.
  • 4. Morre Roberto Civita

    4 /12(Pedro Martinelli/EXAME.com)

    Na noite do dia 26 morreu, aos 76 anos, o empresário e editor Roberto Civita , presidente do conselho de administração do Grupo Abril e um dos mais respeitados nomes da mídia. Ao longo de uma trajetória de 55 anos, Civita criou, entre outras, publicações que se tornaram referências no jornalismo brasileiro como Veja, a segunda maior revista semanal do mundo, EXAME, que se transformaria na principal publicação de negócios e economia do Brasil, e Quatro Rodas. Civita deixou um legado de defesa à democracia e liberdade de imprensa.
  • 5. Mudanças na ViaVarejo

    5 /12(Germano Lüders/EXAME.com)

    Uma série de modificações no comando da Viavarejo aconteceu durante maio. Primeiro, o executivo Antonio Ramatis, que havia assumido o comando da empresa em novembro, renunciou ao cargo. No mesmo dia, a empresa nomeou o diretor vice-presidente financeiro do Grupo Pão de Açúcar, Vitor Fagá, interinamente para o cargo. No dia seguinte foi a vez do VP de TI e Logística, Ney Santos, deixar o cargo por "motivos pessoais". Em seu lugar assumiu Marcelo Lopes, então diretor executivo de logística e supply chain do GPA. Antes dessas trocas, a família Klein havia anunciado, também neste mês, a pretensão de fazer uma oferta pública de ações para vender 16 % do capital da rede de lojas da empresa, dona das bandeiras Ponto Frio, Casas Bahia. A operação envolve a venda de 53,7 milhões de ações.
  • 6. Logo do Yahoo

    6 /12(Justin Sullivan/Getty Images)

    Em maio, o Yahoo! divulgou uma aquisição de peso: a compra do Tumblr por cerca de 1,1 bilhão de dólares. Com pagamento em dinheiro, a compra não mudará a administração do Tumblr. A rede continuará sendo tocada de forma independente, com David Karp, fundador da rede, no comando da operação.
  • 7. Claudia Sender no comando da TAM

    7 /12(TAM/Edu Lopes)

    A TAM Linhas Aéreas anunciou um novo comando. A executiva Cláudia Sender deixou a vice-presidência da unidade de negócios domésticos da empresa para assumir o cargo no lugar de Marco Antonio Bologna.Bologna segue na companhia como presidente da holding TAM S.A – cargo que ele acumulava, até então, junto à presidência da empresa de aviação desde fevereiro do ano passado.
  • 8. Falabella compra Dicico

    8 /12(Divulgação)

    Com presença em vários países da América do Sul, a rede de varejo chilena Falabella acordou a compra de 50,1% da brasileira Construdector. A Falabella desembolsará na operação R$ 388 milhões, dos quais R$ 319 milhões correspondem a um aumento de capital e o saldo ao pagamento pela compra de ações já existentes, disse a empresa chilena.
  • 9. BTG vê lucro cair

    9 /12(Gustavo Kahil/EXAME.com)

    O BTG Pactual anunciou queda nos lucros pela primeira vez desde que o grupo abriu capital, em abril do ano passado. Os ganhos foram de 611,6 milhões de reais, diminuição de 22,1% sobre o resultado apresentado no mesmo período de 2012. A empresa atribuiu o resultado ao aumento na alíquota de impostos: algumas de suas unidades não são sujeitas à tributação brasileira. A BTG Investments, através da qual o grupo faz investimentos em outras empresas, é uma delas. A BR Properties é outra, entrando no balanço via equivalência patrimonial. Por isso, com a queda no lucro entregue por essas unidades, o banco não viu menos imposto sendo comido, como aconteceria com outras unidades. Logo, o peso das atividades tributáveis ganhou mais peso na conta final. Não por acaso, o desembolso com tributos foi de 419 milhões de reais e a alíquota de IR efetiva ficou em 41%. No primeiro trimestre de 2012, essa taxa foi de 27%.
  • 10. Buffett compra IMC

    10 /12(Getty Images)

    Depois de se associar ao fundo 3G Capital para a compra da Heinz por 23 bilhões de dólares, obilionário Warren Buffett fez nesta semana outra investida bilionária. Desta vez o alvo foi a compra de 20% da IMC (International Metalworking Companies) por 2,05 bilhões de dólares. A Berkshire já era dona de 80% da fabricante israelense de ferramentas, tendo desembolsado 5 bilhões de dólares pela fatia inicial em 2006. O montante pago pela participação restante indica um aumento de 64% no valor de mercado atribuído à empresa.
  • 11. 4ª mineradora mundial

    11 /12(Sebastian Derungs/AFP)

    A tão aguardada conclusão da fusão da gigante de commodities Glencore International com a mineradora Xstrata saiu, finalmente, nesta semana. A união formou a quarta maior companhia global de mineração, atrás apenas da Vale, BHP Billiton e Rio Tinto. A Glencore Xstrata terá valor de mercado de cerca de 76 bilhões de dólares e vai competir com Vale, BHP, Rio Tinto e Anglo American. A fusão foi concluída em seguida ao recebimento de aprovação de órgãos reguladores da União Europeia, do Reino Unido, da África do Sul e da China.
  • 12. Agora, veja as companhias que farão aportes no país

    12 /12(Justin Sullivan/Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame