Exame Logo

Olimpíada no Rio cristaliza a ascensão do Brasil, diz WSJ

A vitória sobre cidades mais ricas comprovam a importância econômica e política atual do país

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A vitória do Rio de Janeiro para sediar os jogos Olímpicos de 2016 sobre as cidades concorrentes mais ricas como Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (EUA) comprovam a ascensão do país como uma potência econômica e política, segundo o jornal Wall Street Journal (WSJ).

A reportagem do jornal americano enfatizou a atual força econômica brasileira com a descoberta do Pré-sal, a elevação do Brasil para grau de investimento pela agência Moody’s e a sua crescente influência nas negociações comerciais internacionais. Além de ressaltar o bom desempenho do presidente Lula em seus dois mandatos.

Veja também

Durante a cerimônia de apresentação das cidades, o presidente Lula aproveitou em seu discurso o fato de que a América do Sul nunca sediou uma Olimpíada na história dos jogos para tentar convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) da importância do Brasil na disputa. De acordo com o WSJ, a abordagem populista de Lula foi fundamental para a vitória do Rio de Janeiro.

Um dos fatores que contribuiu para a eliminação de Chicago em primeiro lugar foi a sua geografia natural que, segundo o COI, não é adequada para sediar os jogos. Madri obteve forte apoio europeu, os asiáticos ficaram com Tóquio e o Rio foi o mais popular, com grande parte da torcida dos países em desenvolvimento.

A derrota de Chicago não é um grande problema para os EUA, mas, de acordo com o WSJ, deve prejudicar o prestígio da Casa Branca.

"Foi um balde de água fria no sonho de Obama. No entanto, esse acontecimento vai mudar a forma de como o mundo vê a América Latina", disse o historiador David Greenberg ao WSJ.

Após o anúncio da votação final, Lula afirmou que o Brasil deixou de ser um país de segunda classe e agora pertence à primeira classe.

A vitória brasileira iniciou uma barulhenta festa na praia de Copacabana, onde cerca de 30.000 pessoas aguardavam a nomeação do vencedor na última sexta-feira (02/10).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame