Exame Logo

Oferta do BNDES, aceita por credores da Varig, só resolve emergência

Agora é preciso definir rápido quem investe quanto para evitar arresto de aeronaves. Caso tudo dê certo, companhia aérea terá conseguido, apenas, apagar incêndio

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Apropostado Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar a Varig foi formalmente aceita nesta quarta-feira (26/10) pela assembléia de credores. O banco estatal se dispôs a financiar -- no limite de dois terços do valor de compra -- investidores interessados em reunir-se numa Sociedade de Propósito Específico (SPE) para adquirir 100% das ações da VarigLog (logística) e da VEM (manutenção) por pouco mais de 60 milhões de dólares.

É o que a Varig deve a empresas de leasing sediadas nos Estados Unidos por aluguéis atrasados. Caso não pague o que deve em 15 dias (novo prazo concedido por um juiz americano), pode perder dezenas de aeronaves retidas pelos credores. Neste caso, o colapso da Varig seria praticamente certo.

Veja também

Toda a operação, portanto, serve apenas para apagar um incêndio. Ainda há dúvidas sobre as regras consagradas na nova lei de falências. Há o risco, dizem especialistas que acompanham o caso, de que, por uma questão de procedimento, os compradores da VarigLog e da VEM recebam junto com as empresas todos seus passivos, ainda que a Lei de Recuperação de Empresas procure evitar isso.

Para quebrar a sucessão, é necessário que a transferência de propriedade seja feita em venda judicial, mas não está claro se haverá leilões da VarigLog e da VEM, supervisionados pelo juiz do processo. O instrumento do leilão traria outra vantagem importante: a disputa entre investidores poderia trazer mais recursos do que simplesmente os necessários para apagar um incêndio.

No final das contas, as últimas semanas foram consumidas para dar sobrevida à Varig. Mesmo que a venda de ativos valiosos -- caso das duas subsidiárias -- seja bem-sucedida, o jogo estará apenas zerado. O passivo total da Varig chega a9,5 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame