Exame Logo

Lenovo efetiva união operacional com área de PCs da IBM

Companhia vai focalizar notebooks, explorar os mercados da China e da Índia e buscar o consumidor americano com produtos da marca Lenovo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Depois de sair-se bem da fase imediatamente posterior àaquisiçãoda área de computadores pessoais da IBM, a chinesa Lenovo anuncia nesta sexta-feira (30/9) um realinhamento gerencial. As mudanças visam combinar realmente as operações das duas companhias para acelerar o ritmo de expansão da terceira maior fabricante de PCs do mundo. As vendas da Dell, HP e Acer (a quarta colocada) estão crescendo mais rápido do que as da Lenovo-IBM.

Depois do anúncio de uma aquisição ou fusão, diz reportagem do jornal americano The New York Times, é natural que haja uma queda nas vendas, porque os clientes costumam segurar encomendas até que a estratégia da nova companhia fique clara. Mas a Lenovo conseguiu navegar com sucesso a incerteza típica desse período. Depois de uma queda de 7% no primeiro trimestre de 2005, voltou a crescer pouco acima de 8% no segundo trimestre.

Veja também

Para acelerar o crescimento, a companhia vai adotar um novo foco em notebooks, explorar os mercados em rápido crescimento da China e da Índia e buscar o consumidor americano a partir do ano que vem com produtos da marca Lenovo. A chinesa tem o direito de usar a marca IBM por cinco anos, mas pesquisas de mercado demonstraram que o nome Lenovo está conquistando reconhecimento fora da China, favorecido pela ampla cobertura de imprensa da investida sobre a IBM.

As linhas ThinkPad e ThinkCentre da IBM serão oferecidas a empresas e profissionais, enquanto a Lenovo será a marca de consumo, com computadores equipados com funções de mídia e entretenimento. Um desses modelos está sendo concebido especialmente para manipular vídeos, música e telefonia IP. Outro, colorido, será direcionado para games, com alta capacidade de processamento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame