Negócios

Wal-Mart planeja reforçar presença no Japão

Apesar dos recentes prejuízos, companhia quer ampliar participação societária em rede japonesa de supermercados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O Wal-Mart surpreendeu parte dos analistas ao anunciar, nesta sexta-feira (30/9), que deseja aumentar sua participação societária na rede de supermercados japoneses Seiyu, apesar dos recentes prejuízos sofridos com a parceria. O Wal-Mart associou-se à empresa em 2002, ao comprar 42,4% do seu capital. Até dezembro, a rede planeja ampliar a fatia para mais de 50%, assumindo o controle da Seiyu.

Transformar a rede japonesa em uma subsidiária integral significa que o Wal-Mart irá contabilizar integralmente as contas da Seiyu em seus livros. Segundo o americano The Wall Street Journal, isso dará ainda mais motivos para que a companhia se esforce para recuperar a combalida varejista japonesa. No primeiro semestre deste ano, a Seiyu apresentou prejuízo líquido de 10,59 bilhões de ienes, ou 93,7 milhões de dólares, devido à queda nas vendas. A expectativa é que os prejuízos, em 2005, alcancem 7,5 bilhões de ienes.

Para ampliar sua fatia acionária na Seiyu, o Wal-Mart irá comprar 67,5 bilhões de ienes em ações ordinárias e preferenciais da varejista. No total, a Seiyu planeja emitir 115 bilhões de ienes em novos títulos. O restante será comprado pelo Mizuho Corporate Bank e por outros investidores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Mais na Exame