Exame Logo

Discussão sobre preço gera impasse em negociação pela Brasil Telecom

Negociações em Londres são suspensas com desentendimento entre Telecom Italia, Citibank e fundos de pensão sobre preço das ações

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

As negociações entre Telecom Itália, Citibank e fundos de pensão para definir as condições da venda do controle da Brasil Telecom foram suspensas em Londres. As conversas fluíam bem até a última rodada de reuniões, nesta terça-feira (27/9), quando surgiu um impasse sobre o preço. Apesar disso, os envolvidos acreditam que a empresa de telefonia será vendida para a Telecom Itália em algumas semanas.

Segundo um executivo que participou de reuniões entre a Salomon Brothers, representante do Citibank; o JP Morgan, representando a Telecom Itália, e a Angra Partners, pelos fundos, os italianos já concordaram em comprar as ações do Citibank e dos fundos de pensão, como previsto em acordo firmado em março.

Veja também

No acordo firmado entre o Citi e os fundos sobre a venda conjunta das participações, foi fixado um valor mínimo de 1 bilhão de reais para o controle da BrT. Os representantes das empresas que estiveram nas reuniões em Londres afirmam que esse acerto não foi contestado pela Telecom Itália, mas também não confirmam se a oferta dos italianos ficou abaixo do piso de 1 bilhão.

Os fundos também já concordaram que, se for preciso, vendem só 30% de sua participação com a condição de que fique acertado que venderão o resto num prazo de cinco anos.

Obtido consenso nesse tema, todos acreditaram que só faltava acertar detalhes. O problema é que a Telecom Itália quer comprar o mínimo de ações necessárias para configurar o controle pelo menor preço possível. O Citi e os fundos não concordam com o valor ofertado.

Os representantes da Telecom Itália foram desmobilizados e, espera-se, devem voltar em breve com uma contraproposta. Portanto, as negociações estão suspensas, mas não acabaram definitivamente.

Os negociadores estavam reunidos em Londres desde o dia 17 de setembro. A compra da Brasil Telecom pela Telecom Itália é o desfecho esperado de uma disputa societária que se arrasta nos tribunais há cinco anos. Juntos, Citibank e fundos de pensão detêm 58% das ações da holding que controla a Brasil Telecom. A Telecom Itália tem 38%, e Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, tem 3,8%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame