Exame Logo

Miguel Abuhab deixa o comando da Datasul

A Datasul, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas de software brasileiras, terá novo comando a partir de 1º de maio. Miguel Abuhab, fundador e executivo-chefe da companhia, vai passar o cargo a Jorge Steffens, atualmente diretor de produtos e inovação. A mudança foi anunciada aos franqueados da Datasul na terça-feira (15/4) e pegou […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Datasul, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas de software brasileiras, terá novo comando a partir de 1º de maio. Miguel Abuhab, fundador e executivo-chefe da companhia, vai passar o cargo a Jorge Steffens, atualmente diretor de produtos e inovação. A mudança foi anunciada aos franqueados da Datasul na terça-feira (15/4) e pegou muita gente de surpresa. Um comunicado oficial da empresa deve sair ainda nesta quinta-feira.

É a segunda tentativa de Abuhab de deixar o dia-a-dia da companhia. Em 1999 ele contratou Carlos Sá, um executivo de fora da empresa, para tocar o negócio. Mas a experiência não deu certo. Além de não se afastar completamente da Datasul, havia diferenças importantes entre o estilo de Abuhab e o de Sá, que vinha de uma companhia multinacional.

Veja também

Agora deve ser diferente. Steffens, um catarinense de 37 anos, está na Datasul desde 1982 e é, ao lado de Abuhab, o único acionista individual da Datasul. Homem de confiança de Abuhab, ele deve manter na empresa um estilo mais próximo da cultura desenvolvida ao longo dos 25 anos de vida da companhia.

De agora em diante, Abuhab pretender dedicar-se aos outros negócios em que está envolvido, como a empresa de software de comércio colaborativo Neogrid e a Goldratt Consulting, uma empresa de consultoria que abriu em sociedade com o guru israelense Eliyahu Goldratt. Além disso, ele quer internacionalizar os negócios. Já começou a exportar o sistema de gestão empresarial da Datasul para os Estados Unidos e recentemente esteve na Europa para negociar parcerias com empresas holandesas e britânicas.

Com sede em Joinville (SC), a Datasul faturou 192 milhões de reais em 2002, uma cifra 7% maior em relação a 2001. O resultado é considerado bom diante da retração do mercado global de tecnologia em geral e a saturação do mercado de ERPs em particular.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame