Exame Logo

Marca Coca-Cola cresce, mas não aumenta participação da empresa

A Coca-Cola investirá 550 milhões de reais no país este ano, valor 10% superior ao investido em 2003. Os recursos, segundo informou a empresa, serão usados principalmente em ações relacionadas à sua marca principal.No ano passado, o refrigerante Coca-Cola conquistou a melhor participação de mercado no Brasil dos últimos três anos: 33,5%, contra 31% em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Coca-Cola investirá 550 milhões de reais no país este ano, valor 10% superior ao investido em 2003. Os recursos, segundo informou a empresa, serão usados principalmente em ações relacionadas à sua marca principal.No ano passado, o refrigerante Coca-Cola conquistou a melhor participação de mercado no Brasil dos últimos três anos: 33,5%, contra 31% em 2002, um crescimento de 1,5%, segundo a ACNielsen.

Esse crescimento, segundo Claúdia Colaferro, diretora de marketing da empresa, foi resultado da estratégia da volta das embalagens de vidro retornáveis e da campanha de minigarrafas colecionáveis, além do lançamento da Coca-Cola Light Lemon, que em três meses conquistou uma fatia de mercado de 0,6%.

A expansão da da marca Coca-Cola, no entanto, não foi suficiente para melhorar o desempenho total da empresa. Os refrigerantes Kuat, Fanta e Sprite perderam participação e, por isso, a fatia total da companhia em 2003, de 51%, permaneceu praticamente inalterada em relação a 2002 (49,8%). Ainda assim, segundo Cláudia, o faturamento anual da empresa, que só será divulgado na próxima semana, cresceu.

Veja também

Para 2004, a empresa estima um crescimento entre 1 e 2 pontos percentuais acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, estimado em 3,5% pelo mercado. Para isso, mais uma vez a estratégia é uma nova campanha de marketing também ancorada na distribuição de brindes. Este ano, entretanto, em vez de mini-garrafas, a Coca Cola vai distribuir mini-CDs para os consumidores. A empresa também irá repetir, na cidade do Rio de Janeiro, o Vibezone, evento musical que, em 2003, foi realizado também nas cidades de Porto Alegre e São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame